Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Desigualdades sociais aumentam; Brasil supera 12 mil mortes

A pandemia de coronavírus já infetou mais de 4,2 milhões de pessoas no mundo. Mais de 288 mil pessoas morreram e cerca de 1,5 milhões de pacientes recuperaram. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Desigualdades sociais aumentam; Brasil supera 12 mil mortes
Notícias ao Minuto

15:56 - 12/05/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico do surto de Covid-19 em Portugal divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de um total de 27.913 pessoas infetadas e 1.163 vítimas mortais provocadas pela doença. Desde o início da pandemia, 3.013 pacientes recuperaram da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2

Na conferência de imprensa diária, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu que há "sempre uma possibilidade" de haver uma segunda vaga do vírus e, como tal, "temos de ter uma almofada de preparação"

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia no mundo, seguidos da Rússia, que passou a ser o segundo país com mais casos de infeção a nível global

Espanha, Reino Unido, Itália, França e Alemanha são outros dos países mais atingidos pelo coronavírus

O Brasil é um dos casos mais preocupantes nesta altura. O número de casos de contágio e de mortes tem vindo a disparar nos últimos dias e as perspetivas não são animadoras

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h02 - Chega assim ao fim o nosso acompanhamento AO MINUTO desta terça-feira sobre a pandemia de Covid-19. 

23h59 - Pode consultar este mapa e os dados atualizados sobre a pandemia no mundo. 

23h52 - O Twitter propôs hoje aos seus funcionários que fiquem a trabalhar a partir de casa "para sempre" se assim o desejarem, avança a agência Efe. "Se os nossos funcionários têm uma situação que permite-lhes trabalhar a partir de casa e quiserem continuar a fazê-lo para sempre, iremos torná-lo realidade", garantiu a empresa num comunicado. 

A tecnológica afirmou que, para os funcionários que quiserem regressar aos escritórios da empresa, o regresso vai acontecer provavelmente a partir de setembro

23h43 - Os teatros da Broadway, em Nova Iorque, permanecerão fechados pelo menos até ao dia 6 de setembro, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Por cada semana de encerramento, a Broadway perde mais de 30 milhões de dólares de receita (27,7 milhões de euros).

23h38 - A Polónia registou um recorde no número de novos casos esta terça-feira. O Ministério da Saúde polaco anunciou que no espaço de 24 horas foram detetados 595 novos casos, o que elevou para quase 17 mil o número de casos positivos no país. A Associated Press adianta que a Covid-19 já provocou a morte a quase 840 pessoas na Polónia. 

23h29 - A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras avisou esta terça-feira que a América Latina pode tornar-se no novo epicentro da pandemia devido ao rápido aumento de casos de infeção em vários países da região, de acordo com a agência Efe

A MSF destacou o agravamento da situação no Brasil, mas também no Peru, Equador, Chile e México. 

23h19 - O governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, referiu esta terça-feira que cerca de 100 crianças foram diagnosticadas com uma doença inflamatória que apresenta características semelhantes à Doença de Kawasaki e que se acredita estar relacionada com a Covid-19. 

Três crianças já morreram no estado de Nova Iorque por causa desta doença. 

23h05 - O Ministério da Saúde do Brasil divulgou esta noite os dados mais recentes da crise pandémica no país. Nas últimas 24 horas foram registados 9.258 novos casos e mais 881 mortes. No total, o Brasil contabiliza agora 177.589 casos de contágio e 12.400 vítimas mortais

22h59 - As principais estrelas das NBA querem que a presente época seja retomada e disputada até ao fim. Adam Silver, o comissário da liga, e Chris Paul, jogador dos Oklahoma City Thunder e presidente da associação de jogadores, participaram numa videoconferência com LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant, Anthony Davis, Kawhi Leonard, Giannis Antetokounmpo, Damian Lillard e Russell Westbrook. 

Os craques fizeram saber que querem concluir esta temporada. 

22h41 - A maioria dos tripulantes do navio australiano 'Greg Mortimer', com 36 casos de infeção por Covid-19, saiu hoje para ser alojada em dois hotéis de Montevideu, capital do Uruguai, para cumprir a quarentena obrigatória.

22h30 - A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) alertou hoje para "riscos na transparência da informação sobre política orçamental", na apreciação ao Programa de Estabilidade (PE) do Governo, que versa sobre o impacto das medidas de combate à Covid-19. 

22h27 - A Islândia anunciou hoje que prevê oferecer aos viajantes que cheguem a partir de 15 de junho próximo ao seu único aeroporto internacional, em Keflavik, um teste ao novo coronavírus para que possam evitar uma quarentena de 14 dias

21h50 - Os portugueses começaram a sentir "algum cansaço" às restrições de circulação impostas pelo Estado de Emergência entre 18 de abril e 2 de maio, altura em que se registou "um crescente fluxo rodoviário", revela um relatório do Governo.

21h42 - 13 de Maio. Celebrações no Santuário de Fátima são feitas de forma diferente, este ano, por causa da pandemia. Em baixo, pode assistir ao início das celebrações, em direto para as redes sociais.

21h41 - A pandemia do novo coronavírusmatou 289.138 pessoas e infetou mais de 4,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

21h30 Dia Mundial dos Enfermeiros. A ministra da Saúde reiterou hoje o agradecimento do Governo ao trabalho dos enfermeiros em época de pandemia, reconhecendo que as aspirações da classe "são muitas".

21h07 - As mesquitas em Itália vão permanecer fechadas até ao fim do Ramadão, segundo a CNN. A União das Comunidades Islâmicas em Itália pretende com esta decisão "proteger as vidas das pessoas mais vulneráveis nas mesquitas". 

A organização acrescentou que ainda não recebeu orientações do governo de Giuseppe Conte relativamente ao regresso das cerimónias religiosas, agendado para dia 18 deste mês. 

20h57 - Anthony Fauci, o principal conselheiro da Saúde da administração Trump, advertiu hoje para o perigo de ressurgimento do surto de coronavírus. Fauci, que falou por videoconferência para um comité do Senado norte-americano, salientou que o país não tem sob "controlo total" o vírus

"Se pensam que está completamente controlado, não está. Se olharem para a dinâmica do surto, vemos uma diminuição de hospitalizações e casos de infeção em alguns lugares - como Nova Iorque, que entrou em planalto e começou a descer - mas noutras partes do país há picos", ressalvou Fauci

20h50 - Os jogadores e treinadores da Premier League receberam esta terça-feira um documento sobre o protocolo para o regresso aos treinos, que deverá acontecer já na próxima segunda-feira. O documento estipula que cada sessão não poderá ter mais de 75 minutos, e terá de contar com uma constante desinfeção de bandeirolas de canto, bolas, cones, postes e até dos relvados. O protocolo proíbe ainda os jogadores de fazerem 'carrinhos'.

20h38 - As desigualdades sociais em Portugal agravaram-se por causa do novo coronavírus, segundo o Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), que revela que os cidadãos com menos recursos financeiros e menos escolaridade são os mais afetados

20h35 - O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, afirmou hoje que nem ele nem o Santuário "queriam ficar na história como responsáveis por um agravamento da pandemia", recusando também comparações com manifestações sindicais e políticas.

20h31 - O primeiro-ministro, António Costa, pediu hoje confiança aos alunos dos 11 e 12º anos e aos professores no regresso às aulas presenciais a partir de segunda-feira, dizendo que os materiais de proteção individual estarão disponíveis nas escolas. 

"Foi um trabalho muito grande e foi um esforço financeiro enorme, porque se trata de uma quantidade imensa de material. Só nesta primeira leva cuja distribuição está aqui em causa, estamos a falar de mais de quatro milhões de máscaras para mais de 500 escolas", destacou António Costa. 

20h16 - O torneio de ténis de Wimbledon angariou cerca de 1,36 milhões de euros para apoiar a recuperação pós-Covid-19, anunciou hoje a organização do Grand Slam britânico, adiado para 2021 devido à pandemia

19h59 - O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, decidiu manter a distância de Donald Trump depois da sua porta-voz, Katie Miller, ter testado positivo para a Covid-19, refere o The Guardian. "O vice-presidente tomou a decisão de manter a distância por uns dias", confirmou a porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany

19h49 - O principal conselheiro da Casa Branca na luta contra a pandemia, Anthony Fauci, desmentiu hoje que haja algum desentendimento com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contrariando o que tem sido noticiado pelos media.

"Não há uma relação de confronto entre mim e o presidente Trump. Ele ouve opiniões de várias pessoas e nem sempre concorda com elas. Mas nunca houve um relacionamento confrontacional entre mim e o presidente", explicou Fauci.

19h45 - O primeiro-ministro húngaro Viktor Orban foi hoje convidado pelo presidente do Parlamento Europeu para um debate sobre o estado de emergência instaurado no seu país devido à atual pandemia e as suas repercussões nos direitos e liberdades fundamentais. No final de março, o parlamento húngaro adotou uma lei que permite ao primeiro-ministro nacionalista governar por decreto até nova ordem. 

19h34 - A Liga portuguesa de futebol, que se encontra suspensa desde o dia 12 de março, deverá regressar a 4 de junho, quando se disputar a 25.ª jornada, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional. 

19h30 - Depois de terem sido diagnosticados seis novos casos de infeção em Wuhan, a cidade chinesa onde teve origem a pandemia de coronavírus, as autoridades pretendem submeter os 11 milhões de habitantes de Wuhan a testes à Covid-19, revela o El País. Estes seis novos casos foram os primeiros detetados em Wuhan desde o dia 8 de abril, quando foi levantada a quarentena na cidade. 

19h12 - A Madeira não regista casos de Covid-19 há seis dias consecutivos, mantendo-se o total de 90 infetados, dos quais 55 já foram considerados curados, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE). 

19h08 - O diretor do Fundo Global contra a Sida, a Tuberculose e a Malária, Peter Sands, admitiu hoje que o "verdadeiro custo" da pandemia de Covid-19 em África será medido pelo seu impacto nas outras doenças

"Seja por causa das crianças que não foram vacinadas ou por um aumento de mortes de sida porque as pessoas não receberam antirretrovirais ou de malária e tuberculose por causa da falha dos serviços para tratamento destas doenças", sublinhou Sands. 

19h05 - Jerónimo de Sousa recusou hoje que "dever de especial atenção aos cidadãos com mais de 70 anos" signifique um "confinamento obrigatório" na pandemia de Covid-19. "A vida dos mais idosos não pode ficar suspensa perante o surto epidémico", afirmou Jerónimo de Sousa que prometeu "um combate sem tréguas às desigualdades sociais e à pobreza entre idosos".

18h59 - Pelo menos 50 trabalhadores de empresas de transportes do Reino Unido morreram após contraírem Covid-19, adiantou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Schapps. O ministro disse que 42 trabalhavam na área metropolitana de Londres e 10 em companhias ferroviárias no resto do país. 

18h57 - As autoridades sanitárias no Sudão do Sul detetaram dois casos de infeção pela Covid-19 num campo de proteção de civis na capital do país, Juba. O Sudão do Sul foi um dos últimos países africanos a detetar contágios no seu território, contando agora 174 casos da doença provocada pelo novo coronavírus.

18h33 - O Ministério da Saúde francês anunciou esta terça-feira que nas últimas 24 horas morreram mais 348 pessoas. França contabiliza agora 26.991 vítimas mortais causadas pela Covid-19. Foram diagnosticados 708 novos casos, aumentando para 140.227 o total de contágios desde o início da pandemia

18h21 - A Comissão Europeia vai apresentar esta quarta-feira o seu plano sobre o turismo e os transportes para o verão, de acordo com a agência Efe. Os comissários europeus deverão aprovar um pacote com cinco iniciativas, entre as quais deverá constar a abertura das fronteiras no espaço comunitário e orientações para a retoma "segura" do transporte de passageiros. 

18h02 - A conferência de líderes vai debater na quarta-feira o regresso à quase normalidade parlamentar, depois das restrições devido à Covid-19, que poderá passar pela distribuição dos deputados por várias salas ou até com parte deles nos seus gabinetes.

17h52 - A Fundação José Saramago reabre ao público na próxima segunda-feira, depois de ter estado encerrada devido à pandemia, com um horário mais reduzido, que será mantido pelo menos até ao final do mês.

17h50 - O Facebook anunciou hoje que já direcionou "mais de dois mil milhões de pessoas" a recursos de autoridades de saúde através do seu Centro de Informação Covid-19 e 'pop-ups' na rede social e no Instagram

17h48 - A Comissão Económica das Nações Unidas (UNECA) estimou hoje que o número de mortes em África devido à propagação da pandemia de coronavírus pode chegar a 3,3 milhões, agravando a previsão anterior de até 300 mil pessoas.

17h45 - A companhia aérea Ryanair está a reavaliar a sua operação em Portugal, admitindo avançar com despedimentos e com a redução da frota no país, medidas que resultam da diminuição acentuada da procura provocada pela pandemia.

17h43 - A Aliança Evangélica Portuguesa manifestou hoje preocupação com o confinamento a que foram sujeitas as famílias enlutadas e os idosos nos lares, devido às medidas de combate à Covid-19, considerando que tem havido "muito radicalismo e muito extremismo".

17h31 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou hoje que alguns dos tratamentos em estudo para a Covid-19 mostram resultados promissores

"Temos, possivelmente, dados positivos a chegar, mas precisamos de mais informação para estarmos 100% confiantes para escolher um tratamento em relação a outro", frisou Margaret Harris, a porta-voz da OMS

17h15 - A proteção civil italiana revelou esta terça-feira os dados mais recentes sobre a evolução da Covid-19 no país. No espaço de 24 horas foram registados 1.402 novos casos e mais 172 mortes. Itália totaliza agora 221.216 casos de contágio 30.911 mortos

17h09 - O governo libanês decretou hoje um novo confinamento total de quatro dias a partir da noite de quarta-feira, justificado pelo aumento do número de contaminações pelo novo coronavírus e após o alívio de diversas restrições.

16h52 - O Governo convocou hoje os parceiros sociais para uma reunião de concertação social na sexta-feira para analisar o resultado de medidas relacionadas com a pandemia de Covid-19. A reunião será realizada por videoconferência, à semelhança das últimas, contando com a participação do primeiro ministro e de representantes dos ministérios da Economia, Trabalho, Agricultura e secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais.

As confederações patronais com assento na Concertação Social pediram hoje ao Governo o reforço dos apoios às empresas durante a retoma da atividade para enfrentarem a crise causada pela pandemia, insistindo no prolongamento do 'lay-off' simplificado.

16h48 - Anthony Fauci, o principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, está a falar perante um comité do Senado norte-americano sobre a resposta da administração Trump ao coronavírus. De acordo com a CNN, Fauci afirmou que se os estados reabrirem demasiado cedo ou sem estarem implementadas as medidas de segurança adequadas as "consequências podem ser muito sérias". 

16h35 - As autoridades da Suécia anunciaram esta terça-feira que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 602 novos casos e que morreram mais 57 pessoas devido à Covid-19, adianta o The Guardian. Depois de ter atingido um pico no mês passado, o número de mortes no país nórdico tem descido. 

No total, desde o início do surto foram detetados 27.272 casos positivos e 3.313 vítimas mortais na Suécia. 

16h26 - Os jardins e os parques de Paris vão permanecer encerrados, disse esta terça-feira o ministro da Saúde francês, Olivier Veran, reagindo ao pedido de reabertura destes espaços por parte da presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo

Segundo a CNN, o ministro considerou que a reabertura destes espaços pode ser perigosa. Veran explicou que pode ser "tentador", em dias de sol, que se reúnam grupos de mais de 10 pessoas, não sendo respeitadas as medidas de distanciamento social. 

16h14 - O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, defendeu hoje um ajustamento dos critérios de distribuição das verbas do fundo de recuperação da União Europeia (UE) para financiar os setores mais afetados pela crise decorrente da pandemia

Nelson de Souza frisou que a crise económica associada à paralisação das economias se "abate de forma bastante severa em setores como por exemplo o turismo", "aliás ligado a outros setores, como a restauração ou a aviação", mas também em setores exportadores, "como o calçado e o têxtil".

16h03 - Um grupo de feirantes está a organizar uma manifestação, na sexta-feira, em Viana do Castelo, para alertar o Governo para a necessidade do regresso da atividade, após dois meses de paragem devido à pandemia de Covid-19.

15h53 - O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sublinhou hoje que as câmaras de proteção dedicadas à entubação, que estão a ser entregues aos hospitais, "podem e devem" ser utilizadas para tratar outros doentes além dos que padecem de Covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório