Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Nova Iorque tem "cerca de 100 crianças" com Doença de Kawasaki

Governador de Nova Iorque anunciou três óbitos infantis naquele estado. Já antes, Anthony Fauci, conselheiro para a Saúde, tinha avisado que as crianças não são "completamente imunes aos efeitos adversos" da Covid-19.

Nova Iorque tem "cerca de 100 crianças" com Doença de Kawasaki
Notícias ao Minuto

22:54 - 12/05/20 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Síndrome de Kawasaki

O estado de Nova Iorque tem registo de 100 crianças diagnosticadas com uma inflamação dos vasos sanguíneos que se acredita estar relacionada com a Covid-19. A informação foi confirmada esta terça-feira pelo governador daquele estado, Andrew Cuomo, que indicou que os sintomas estão a ser investigados pelas autoridades de Saúde.

"Há cerca de 100 casos de doença inflamatória em crianças pequenas que parece ser resultado da Covid-19", disse o responsável pelo estado mais afetado pela pandemia nos EUA, citado pelo New York Times.

A misteriosa doença apresenta características da Síndrome do Choque Tóxico ou da Doença de Kawasaki, um distúrbio raro dos vasos sanguíneos que causa inflamação grave em órgãos críticos. 

Cuomo confirmou ainda a morte de três crianças - um menino de cinco anos, um menino de sete e uma jovem de 18 - que demonstravam os mesmos sintomas da Doença de Kawasaki: febre alta que dura cinco dias ou mais, erupções cutâneas e glândulas inchadas no pescoço.

O governador indicou que mais de metade dos casos da síndrome em hospitais pediátricos (57%) são crianças entre os 5 e os 14 anos. "É uma situação verdadeiramente perturbante", disse Cuomo, durante a conferência de imprensa. "Eu sei que os pais, no estado e no país, estão muito preocupados, e devem estar", acrescentou.

Sublinhe-se que, esta terça-feira, o principal conselheiro do Estados Unidos para a pandemia, Anthony Fauci, avisou que "não se conhece tudo sobre o vírus" e que é necessária cautela, "especialmente quando se trata de crianças". "Acho que temos que ter cuidado com o pensamento despreocupado de que as crianças são completamente imunes aos efeitos adversos", disse, citado pela PBS.

Recorde-se que o primeiro alerta sobre esta doença misteriosa partiu da Associação de Pediatras de Cuidados Intensivos do Reino Unido, mas foi, entretanto, secundada pela Associação Espanhola de Pediatria e pela Sociedade Italiana de Pediatras.

Segundo as autoridades britânicas, em abril, "houve um aumento aparente, em Londres e também em outras regiões do Reino Unido, do número de crianças de todas as idades com um estado inflamatório multissistémico que requer cuidados intensivos".

Também no final de abril, a diretora-geral da Saúde confirmou, durante a conferência de imprensa da DGS, a possibilidade de existir um caso "semelhante" à síndrome de Kawasaki em Portugal. "Fomos perguntar e há uma situação de quadro clínico pelo menos parecido com os que têm sido descritos na literatura médica", afirmou Graça Freitas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório