Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Portugal regista 20 mortes,1.063 no total; Europa superou pico

Cerca de 3,5 milhões de pessoas já foram infetadas com o coronavírus no mundo inteiro. Mais de 248 mil pessoas morreram e 1,1 milhões de pacientes recuperaram. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal regista 20 mortes,1.063 no total; Europa superou pico
Notícias ao Minuto

08:05 - 04/05/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

A primeira fase do plano do Governo português para reabrir de forma gradual o país arranca esta segunda-feira, um dia que fica marcado, por exemplo, pela reabertura do pequeno comércio mas também pela obrigatoriedade de usar máscara nos transportes públicos, cuja lotação será limitada. Se a tendência de evolução positiva do surto de SARS-CoV-2 se mantiver nas próximas duas semanas, no dia 18 de maio arrancará a segunda fase do plano de desconfinamento

Esta segunda-feira a Direção-Geral de Saúde (DGS) anunciou que foram registados 242 novos casos e mais 20 mortes. No total, foram registados desde o início da pandemia 25.524 casos de contágio e 1.063 mortes. 

Em termos globais, os Estados Unidos são o país mais atingido, com 1,1 milhões de casos e mais de 67 mil mortes. Espanha, Itália, Reino Unido e França são as outras nações mais afetadas pelo vírus, com os números na Rússia a gerarem cada vez maior preocupação. O gigante do leste europeu já soma mais de 145 mil casos. 

Este domingo Donald Trump afirmou à Fox News que acredita que a vacina para a Covid-19 vai estar disponível até final do ano

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

15h59 - Chega ao fim este registo de acompanhamento AO MINUTO dos desenvolvimentos nacionais e mundiais sobre a Covid-19. Pode manter-se informado com as notícias mais recentes neste novo registo

15h56 - Pode consultar aqui um mapa e dados atualizados sobre a evolução da pandemia no mundo. 

15h53 - O Supremo norte-americano quebrou a tradição devido à pandemia e pela primeira vez ouviu os argumentos de um caso através de videoconferência, revela o The Guardian. O caso que está a ser julgado é uma disputa de marca registada que envolve o Booking.com. 

15h47 - A Federação espanhola de futebol (RFEF) "partilha plenamente" o desejo hoje manifestado por Athletic Bilbau e Real Sociedad de disputarem a final da Taça do Rei com público, mas não avança uma nova data. 

15h45 - À medida que a crise da Covid-19 progredia em França, especialmente nos lares de idosos, uma residência sénior perto de Lyon decidiu isolar-se do mundo durante quase 50 dias, tendo hoje anunciado que nenhum caso foi detetado naquela instituição

15h32 - O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, realçou na conferência de imprensa que "começa este mês a colheita de plasma de sangue de doentes recuperados de Covid-19 em dez unidades distribuídas pelo país".

15h24 - A Bundesliga realizou mais de 1.500 testes aos jogadores dos dois principais escalões do futebol alemão, tendo registado dez casos positivos de Covid-19

15h21 - A mortalidade no mês de março em Itália aumentou 49,4% em relação à média dos anos anteriores para o mesmo mês, segundo um relatório do instituto de estatística italiano (ISTAT) divulgado hoje. 

15h16 - A televisão estatal chinesa disse hoje que os comentários do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, sobre a origem do novo coronavírus foram "insanos e imprecisos", aumentando a tensão entre os dois países. 

15h14 - O Tajiquistão reportou hoje as primeiras três mortes associadas à Covid-19, quatro dias após ter comunicado os primeiros casos de contágio pelo novo coronavírus. Desde 30 de abril, as autoridades contabilizaram 230 casos, quase metade deles na capital, Dushambe

15h12 - Entre o risco e a segurança no desconfinamento, os utentes dos transportes públicos em Lisboa viajam hoje num misto de sentimentos. O uso das máscaras não esconde o medo de alguns, enquanto outros manifestam confiança. 

15h10 - Os Açores voltaram hoje a não registar novos casos positivos de Covid-19, pelo segundo dia consecutivo, mantendo até à data um total de 143 casos detetados na região.

14h52 - O Governo não tem planeadas medidas de apoio a clubes de futebol em dificuldades devido à suspensão causada pela pandemia de Covid-19, disse hoje o ministro da Economia, tendo como prioridade assegurar condições sanitárias para a retoma competitiva.

14h36 - As lojas de comércio local da Baixa do Porto reabriram hoje com os lojistas das papelarias, retrosarias e lojas de lembranças a esconderem atrás das máscaras o prejuízo de dois meses, mas com as barbearias com filas à porta.

14h23 - Marcelo Rebelo de Sousa pronunciou-se hoje sobre a polémica celebração do dia do Trabalhador, na Alameda, em Lisboa. O chefe de Estado confessou que a sua "ideia era mais uma ideia simbólica - como no fundo foi no 25 de Abril, onde me bati muito para que fosse um número inferior a 100 pessoas", declarou. Marcelo refere que essa mesma ideia de adequado ao 13 de maio, mas alega que cabe "à Igreja definir isso" com antecedência.

14h06 - Os testes à covid-19 aos cerca de 200 trabalhadores da empresa Avipronto, encerrada desde sábado devido a 38 casos positivos, foram concluídos hoje, devendo os resultados ser conhecidos nos próximos dias, disse fonte da autarquia.

14h04 - Dentro de duas semanas, os alunos do 11.º e 12.º anos deverão retomar as aulas presenciais às disciplinas a que se propuseram fazer exames nacionais, o que em alguns casos significará ter aulas apenas a uma ou duas disciplinas. No entanto, "existem muitas escolas no país, em especial no interior, que só são servidas por um autocarro de manhã cedo e outro ao fim do dia, o que vai obrigar a que os alunos passem o dia todo fora de casa", alertou o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE).

13h56 - A pandemia de Covid-19 já matou 247.503 pessoas e infetou mais de 3,5 milhões em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na cidade chinesa de Wuhan, segundo um balanço da AFP. Os Estados Unidos são o país que regista mais casos e vítimas mortais provocadas pela doença. 

13h48 - Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Braga são os cinco concelhos mais afetados pelo coronavírus. Saiba quantos casos de infeção há no seu concelho

13h43 - Já começou a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Ministério da Saúde sobre a evolução do surto de Covid-19 em Portugal. Pode acompanhar aqui em direto

13h27 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou os dados mais recentes da situação epidemiológica em Portugal e deu conta de que foram diagnosticados 242 novos casos e morreram mais 20 pessoas nas últimas 24 horas. No total, já foram registados em Portugal 25.524 casos. Morreram 1.063 pessoas e 1.712 recuperaram da doença e tiveram alta hospitalar. 

13h24 - O Instituto de Saúde dos Países Baixos anunciou que foram detetados 199 novos casos, aumentando para 40.770 o total de pessoas infetadas desde o início do surto, avança o The Guardian. Verificaram-se mais 26 mortes, o que fez subir o total de óbitos para 5.082.

13h15 - O reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, pediu hoje aos peregrinos que não se desloquem ao recinto nos dias 12 e 13 e que façam a peregrinação "pelo coração". 

13h11 - As aulas e os exames de condução vão continuar suspensos até 18 de maio devido à pandemia de Covid-19, podendo os serviços administrativos das escolas de condução e das entidades formadoras reabrir a 11 de maio

13h06 - Marcelo Rebelo de Sousa lembrou hoje, dia em que arrancou o plano de desconfinamento, que o surto "não desapareceu por milagre" e ainda tem de ser vencido

O Presidente da República lembrou ainda o "papel fundamental" da União Europeia na resposta à Covid-19, acrescentando que em causa não está uma "crise de um Estado ou de um pequeno número de estados", mas "uma crise de todo o mundo, e dentro do mundo uma crise europeia".

12h54 - As escolas de Wuhan, a cidade chinesa onde teve origem a pandemia do novo coronavírus, vão reabrir esta quarta-feira para os alunos que estão no último ano do ensino secundário, adianta a CNN. Os estudantes vão preparar-se para o Gao Kao, o exame de acesso à universidade, que foi adiado para julho.

12h47 - Uma equipa de investigadores da Universidade de Bona, na Alemanha, realizou um estudo numa das cidades alemãs mais afetadas pelo coronavírus e concluiu que o número de pessoas infetadas no país deverá ser bastante superior ao oficial. O estudo preliminar indica que o número de casos de infeção deverá ser mais de 10 vezes superior ao que consta nos dados do Instituto Robert Koch. 

12h35 - Um relatório apresentado no mês passado pelo Ministério da Segurança aos principais líderes do governo chinês, incluindo o presidente Xi Jinping, concluiu que houve um aumento da hostilidade relativamente à China e que o sentimento anti-China é o mais elevado desde a repressão na Praça de Tiananmen em 1989, de acordo com a Reuters. 

12h20 - O governo ucraniano prolongou esta segunda-feira a quarentena no país até ao dia 22 de maio, segundo o The Guardian. Ainda assim, vão começar a ser levantadas algumas medidas restritivas a partir do dia 11 de maio

12h11 - O Ministério da Saúde iraniano revelou esta segunda-feira que morreram mais 74 pessoas por causa da Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas mortais para 6.277, como dá conta o The Guardian. O Irão contabiliza um total de 98.647 pessoas infetadas desde o início da pandemia

11h59 - O surto de coronavírus no Paquistão está a sofrer um agravamento, com o país a registar mais de mil novos casos diariamente, avança a Associated Press. Rana Muhammed Safdar, o líder da equipa de combate à Covid-19 no Paquistão, salientou que mais de 80% dos novos casos resultaram de transmissão comunitária. 

Até ao momento, o Paquistão registou mais de 20 mil casos e mais de 450 mortes. 

11h49 - O Governo dos Açores anunciou hoje o calendário para a retoma de atividades de prestação de cuidados de saúde, suspensos desde meados de março devido à Covid-19, e que serão restabelecidos gradualmente nas nove ilhas.

11h40 - O presidente da Federação Inglesa de Futebol (FA), Greg Clarke, admitiu não esperar "tão cedo" a presença de público nas bancadas dos estádios, devido à obrigação de distanciamento social face ao novo coronavírus. A Premier League poderá ser retomada no próximo mês. 

11h28 - O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que a contribuição portuguesa pública e privada será de 10 milhões de euros no âmbito da 'Resposta global à Covid-19 - conferência de doadores', uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia. 

Durante o seu discurso na Fundação Calouste Gulbenkian, o chefe do Executivo português destacou que tanto o sistema científico como o empresarial estão a "participar ativamente" em diversas dimensões para o combate à Covid-19 e que que "há uma grande frente de desenvolvimento de novos mecanismos de testes numa fase mais avançada desta pandemia" que trata "da verificação dos níveis de imunidade na nossa sociedade"

11h20 - A vaga inicial de transmissão da Covid-19 na Europa já passou o seu pico, sendo a Bulgária o único país que regista ainda um aumento de casos, indicou hoje a diretora do Centro Europeu de Controlo de Doenças. Há ainda quatro países que não apresentam "diferenças substanciais" na incidência de transmissão nos últimos 14 dias: a Polónia, a Roménia, a Suécia e o Reino Unido.

11h08 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pretende anunciar no domingo um plano gradual para o final do confinamento, com uma série de medidas para garantir a segurança dentro das empresas. 

11h06 - A Exposição Universal (Expo) 2020, no Dubai, vai ser adiada um ano devido à pandemia, anunciou hoje a organização, depois de a decisão ter obtido aprovação pela maioria dos países membros. O Dubai contava com a feira internacional para atrair cerca de 25 milhões de turistas e estimular a sua economia, que é fortemente dependente do comércio, do turismo e do setor imobiliário. 

Até agora, os Emirados Árabes Unidos registaram oficialmente mais de 14.000 casos de infeção e 126 mortes.

11h02 - Médicos acreditam que o coronavírus já estava ativo em França no final de dezembro, depois de terem diagnosticado retrospetivamente um doente que, a 27 de dezembro, esteve internado num hospital de Paris. 

10h59 - As autoridades de saúde belgas anunciaram que foram diagnosticados 361 novos casos no espaço de 24 horas. Com estes dados o país ultrapassou a barreira dos 50 mil casos de infeção. Desde ontem foram registados mais 80 mortos, o que perfaz um total de 7.294 mortes na Bélgica devido à Covid-19. 

10h48 - Um grupo de cientistas da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, do Erasmus Medical Centre e da empresa Harbour BioMed descobriu um anticorpo que previne o SARS-CoV-2 de infetar células humanas, revela um estudo publicado na Nature Communications. 

A descoberta pode resultar num passo inicial para desenvolver um tratamento de anticorpos para a Covid-19. 

10h39 - As lojas dos CTT começam a funcionar hoje com um horário mais alargado para "assegurar a prestação do serviço à população no contexto da pandemia de Covid-19". Assim, as lojas CTT estarão em funcionamento nos dias úteis entre as 9h e as 13h30 e entre as 14h30 e as 17h30. 

10h35 - Uma declaração polémica da vice-presidente do governo espanhol Teresa Ribera a explicar que Portugal conteve melhor a Covid-19 porque está "um pouco mais a oeste" motivou críticas nas redes sociais do país vizinho

"Em Portugal [o vírus] parou antes. Vinha de leste e eles estão um pouco mais a oeste e então puderam parar um pouco antes", disse Ribera numa entrevista publicada este domingo no El País. A governante também sublinhou o comportamento "muito mais unido" da sociedade e das forças políticas portuguesas. 

10h27 - Cristiano Ronaldo deve viajar esta terça-feira para Turim. O jogador da Juventus não conseguiu viajar este domingo por causa das restrições impostas pelo estado de emergência em Espanha

10h21 - Foi em Espanha, no dia 14 de março, que teve início o gesto de aplaudir os profissionais de saúde nas janelas e varandas. Quase dois meses depois essa homenagem percorreu o mundo

10h09 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou que no espaço de 24 horas morreram mais 164 pessoas devido à Covid-19, o mesmo número de mortes divulgado este domingo. No total, Espanha contabiliza 25.428 vítimas mortais. Foram detetados 545 novos casos, com o total a subir para os 218.011. Mais de 121 mil pessoas já recuperaram da doença. 

10h05 - O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, elogiou hoje o comportamento dos portugueses, frisando que estão a demonstrar um "elevado grau de civismo". Matos Fernandes assinalou o início do desconfinamento na estação de metro do Marquês de Pombal, em Lisboa. 

9h59 - O último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que África já ultrapassou os 44 mil casos positivos de Covid-19 e que morreram mais de 1.700 pessoas. 

9h52 - Em Itália começam hoje a ser relaxadas algumas medidas restritivas, incluindo uma maior acessibilidade a parques e jardins, serviços de entrega de comida em restaurantes e bares e a reabertura dos setores fabril e da construção, refere a CNN

9h43 - O primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, decidiu prolongar o estado de emergência no país até ao dia 31 de maio, adianta a AFP. O governo nipónico considerou que era demasiado cedo para começar a levantar as restrições atualmente em vigor por causa da pandemia

9h35 - A Rússia voltou a registar mais de 10 mil novos casos de Covid-19, de acordo com a Reuters. Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 10.581 novos casos, o que aumenta o total de contágios na Rússia para 145.268. Foram registadas mais 76 mortes e o país soma agora 1.356 vítimas mortais. 

9h24 - O isolamento e dificuldades económicas provocados pela pandemia fizeram disparar os pedidos de assistência à Organização Portuguesa para Serviços Sociais e Oportunidades (POSSO, na sigla inglesa), que apoia a comunidade luso-americana em São José, nos Estados Unidos. 

9h21 - A Ordem dos Médicos defendeu hoje uma campanha de comunicação massiva sobre o bom uso de máscaras, o reforço dos rastreio da Covid-19 nos lares e a criação do 'Passaporte Imunológico', entre outras medidas.

9h19 - A Comissão Europeia autorizou hoje a França a apoiar com sete mil milhões de euros a companhia aérea Air France, sob a forma de empréstimo, para fazer face às consequências da pandemia de Covid-19. 

9h15 - As medidas de isolamento social vão sendo aligeiradas na Europa, o que significa que, entre outras coisas, os espaços culturais vão começar a ser reabertos. Nesse sentido, a Rede Europeia de Organização de Museus (NEMO) criou um mapa interativo com informações sobre a reabertura dos museus no Velho Continente

9h09 - Com muitas cidades praticamente desertas, os animais aproveitam para explorar os cenários urbanos em tempo de pandemia. A cidade de Samsun, na Turquia, foi invadida por dezenas de ovelhas, que se alimentaram nas zonas com relva

9h06 - A Uber revelou que está a desenvolver uma tecnologia para garantir que os condutores que usem o seu serviço nos EUA utilizam máscaras de proteção

9h03 - O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, anunciou esta segunda-feira que a oferta na CP - Comboios de Portugal foi "reposta a 100%".

"Podemos constatar que não temos grandes enchentes, o que permite manter o distanciamento social, e a esmagadora maioria está a usar máscara", disse Pedro Nuno Santos aos jornalistas numa visita à Central de Segurança da Infraestruturas de Portugal, em Santa Apolónia, Lisboa. 

8h58 - O ministro dos Assuntos Digitais francês, Cedric O, anunciou que a aplicação para dispositivos móveis desenvolvida para vigiar a evolução da Covid-19 vai estar pronta para ser testada no dia 11 de maio. O ministro não esclareceu quando é que a app StopCOVID estará disponível para o público. 

8h53 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou nove 'regras de ouro' para combater o coronavírus se estiver em isolamento na sua habitação. A maioria diz respeito a questões de limpeza e higiene. 

8h46 - O comércio em geral e a prestação de serviços ao público reabrem hoje na Madeira, mas debaixo de "regras apertadas" e com o Governo regional a admitir que esta é uma "decisão de risco". O uso de máscara vai ser obrigatório em estabelecimentos comerciais e nos autocarros. 

8h44 - A Comissão Europeia espera recolher 7,5 mil milhões de euros para a investigação de uma vacina e tratamentos para a Covid-19 durante uma campanha mundial de angariação de fundos, que é lançada hoje em Bruxelas.

8h42 - As ilhas das Flores, Corvo e Santa Maria, que não registaram casos de Covid-19 desde o início da pandemia, são as primeiras ilhas açorianas a verem as medidas restritivas serem aligeiradas a partir desta segunda-feira

8h39 - O Bloco de Esquerda entrega hoje uma resolução para a recuperação da atividade programada no Serviço Nacional de Saúde (SNS), em consequência da pandemia de Covid-19. O projeto de resolução do Bloco, ao qual a agência Lusa teve acesso, pretende que o Estado "defina uma rede específica para a resposta à Covid-19". 

O partido critica ainda a ministra da Saúde, Marta Temido, "por dar como adquirido que o Estado vai aumentar o recurso e o pagamento a privados para fazer esta recuperação de atividade". 

8h33 - António Costa anuncia hoje a contribuição pública e privada portuguesa no âmbito da 'Resposta global à Covid-19 - conferência de doadores' promovida pela Comissão Europeia, visando acelerar o desenvolvimento da vacina e tratamentos da doença. 

Em comunicado, o Governo português refere que, "além de uma significativa contribuição financeira, juntando o setor público e o privado, os centros nacionais de investigação e desenvolvimento e a indústria farmacêutica estão preparados para integrar parcerias internacionais nas três áreas cobertas pela iniciativa".

8h30 - O Movimento dos Países Não Alinhados reúne-se hoje, através de videoconferência, numa cimeira convocada pelo chefe de Estado do Azerbaijão, Ilham Aliyev, que preside atualmente a organização, para debater a pandemia do novo coronavírus

8h28 - O Presidente da República recebe hoje, em audiência, os presidentes dos principais grupos de media portugueses, depois de ter ouvido o sindicato e associações representativas do setor sobre o impacto da Covid-19 na comunicação social.

No domingo, numa nota em que assinalou o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Marcelo Rebelo de Sousa renovou o apelo para que o Estado apoie a comunicação social, considerando que deve fazê-lo "de forma transparente e não discriminatória". O Presidente da República sublinhou que, "sem informação livre e plural, não há democracia".

8h26 - A estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro mostrou-se no domingo com uma máscara de proteção para alertar a população para o seu uso durante a pandemia da Covid-19. O monumento está fechado ao público desde meados de março

O Brasil regista 7.025 mortos e 101.147 casos da doença. 

8h24 - Espanha inicia hoje a primeira fase de alívio das medidas de luta contra a Covid-19, com a abertura parcial do pequeno comércio, como barbearias, cabeleireiros e restaurantes, que passam a vender comida para levar. O "plano de transição para uma nova normalidade" aprovado pelo governo espanhol é composto por quatro fases, cada uma delas com uma duração de cerca de duas semanas.

8h19 - A Alemanha voltou a registar uma descida no número de mortes diárias. Os dados revelados pelo Instituto Robert Koch relativamente às últimas 24 horas dão conta de mais 43 mortes, elevando o total de óbitos desde o início do surto de coronavírus no país para 6.692. Foram detetados 679 novos casos, com a Alemanha a somar 163.175 casos de infeção

Cerca de 132.700 pessoas já recuperaram da Covid-19. 

8h04 - A Comissão de Saúde da China informou hoje ter detetado mais três contágios importados da Covid-19, um número que mantém a tendência de novos casos em níveis mínimos. O número de infetados "ativos" na China é de 481, incluindo 33 em estado grave.

Desde o início da pandemia, os dados oficiais indicam que 82.880 pessoas foram infetadas na China e 4.633 pessoas morreram. Mais de 77 mil pessoas recuperaram. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório