Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Máscara? Já há três multas; Mais 263 óbitos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Máscara? Já há três multas; Mais 263 óbitos no Brasil
Notícias ao Minuto

16:00 - 04/05/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

Esta segunda-feira teve início em Portugal a primeira fase do plano de desconfinamento e retoma da atividadeque incluí a reabertura condicionada do pequeno comércio.

O uso de máscaras em transportes públicos, que circulam agora com lotação máxima de dois terços da sua capacidade, é obrigatório e o ministro do Ambiente referiu que os portugueses "estão-se a comportar com elevadíssimo grau de civismo" neste primeiro dia do calendário de desconfinamento.

No dia 18 de maio, dependendo da evolução do surto do novo coronavírus, poderá arrancar a segunda fase deste plano, mas o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lembrou hoje que o surto "não desapareceu por milagre" e ainda tem de ser vencido.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou 20 mortes e 242 casos de infeção nas últimas 24 horas. Por cá, começa também este mês "a colheita de plasma de sangue de doentes recuperados de Covid-19", anunciou o secretário de Estado António Lacerda Sales.

No mundo o SARS-CoV-2 já infetou mais de 3,5 milhões de pessoas e fez mais de 249 mil vítimas mortais. 1,1 milhões de pessoas recuperaram. De acordo com o Centro Europeu de Controlo de Doenças, a Europa já passou o pico da doença, com a exceção da Bulgária - que ainda regista um aumento de casos.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

00h03 - O acompanhamento AO MINUTO do novo coronavírus chegou ao fim e será retomado na manhã de terça-feira. A atual pandemia da Covid-19 motivou alterações profundas na vida das pessoas, no quotidiano familiar e do trabalho. Como tal, o SNS 24 disponibiliza agora o serviço de aconselhamento psicológico por telefone, que pretende dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde. Se sentir necessidade, não hesite em contactar:  808 24 24 24.

23h58 - Num momento em que a pandemia restringe qualquer tentativa de celebração, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu não deixar passar em branco o primeiro ano em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa, dia 5 de maio, decretado pela UNESCO.

23h50 - A Alemanha prolongou até 15 de maio os controlos fronteiriços impostos pela pandemia da Covid-19, tanto no tráfego terrestre como no aéreo e marítimo, informou hoje o Ministério do Interior.

23h43 - Quantas vezes por hora tocamos na cara? Uma das medidas de proteção contra o novo coronavírus passa por evitar tocar no rosto. Saiba como parar.

23h40 - O Governo de São Tomé e Príncipe decretou hoje o "confinamento geral obrigatório de toda a população em todo o território nacional" a partir de quarta-feira devido ao crescente número de casos positivos de Covid-19.

23h30 - De acordo com a Universidade Johns Hopkins, a Covid-19 já fez mais de 250 mil mortos em todo o mundo.

23h21 - Depois de dois meses de confinamento, os habitantes de Itália voltaram a sair à rua. Parques reabriram e as visitas a familiares voltaram a ser permitidas.

Notícias ao MinutoCidadãos voltam a sair à rua após dois meses de confinamento© Reuters

23h10 - A China publicou um pequeno vídeo de animação onde faz troça, de forma declarada, da resposta dos EUA ao evoluir da situação pandémica.

22h55 - O regresso das competições oficiais de futebol na Hungria foi marcado para 23 de maio, com as autoridades da modalidade daquele país a explicitar que os jogos serão à porta fechada, por causa da pandemia de Covid-19.

22h38 - Um avião que transportava equipamento médico para ser usado no combate à pandemia do novo coronavírus despenhou-se esta segunda-feira na Somália, causando a morte às seis pessoas a bordo, segundo indicou o ministro dos Transportes somali, citado pela Reuters.

22h14 - Com Israel a preparar a reabertura gradual do país, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu alertou que a chave para dar continuidade à reabertura da economia dependerá do distanciamento social, da higiene e do uso de máscaras. Consciente de que é possível um segundo surto do novo coronavírus, o primeiro-ministro israelita alertou que as restrições voltarão a ser impostas se:

  • Forem registados mais do que 100 novos casos por dia
  • A taxa de infeção duplicar em 10 dias
  • Existirem mais de 250 pacientes em estado grave

22h03 - O Dia Mundial da Higiene das Mãos assinala-se amanhã e mais do que nunca - devido à pandemia de Covid-19 - é importante a constante lavagem das mãos. A pensar nisso, o Canal Panda juntou, em três animações especiais, os 'SuperQuinas', os 'Super Monstrinhos' e as famosas personagens da 'Rua Sésamo', para dar uma ajuda aos pais.

21h55 - Um ativista político norte-americano lançou uma organização para combater a desinformação ligada à pandemia de Covid-19, visando nomeadamente corrigir comentários proferidos pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

21h50 - 'Barómetro de Opinião Covid-19' da Marktest realizou uma nova sondagem, entre 27 e 29 de abril, na qual concluiu que o Governo e o Presidente da República continuam a "merecer nota positiva" por parte dos portugueses no que diz respeito à sua atuação perante a pandemia da Covid-19.

21h39 - A companhia aérea Air France anunciou hoje que, a partir de 11 de maio, todos os seus passageiros terão que usar máscara a bordo, durante todo o trajeto, seguindo as instruções do Governo francês.

21h33 - O Presidente da República promulgou hoje o decreto do parlamento, com origem numa proposta do Governo, que diminui para a taxa reduzida o IVA aplicado à compra de máscaras de proteção respiratória e gel desinfetante.

21h23 - O Brasil registou 263 óbitos e 4.075 novos casos de infeção pela Covid-19 nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde. No total, são 105.222 os casos confirmados e 7.288 o número de vítimas mortais.

21h13 - A pandemia do novo coronavírus já matou 249.372 pessoas e infetou mais de 3,5 milhões em todo o mundo desde dezembro na China, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais dos países.

21h04 - A GNR impediu 460 pessoas de seguirem viagem nos transportes públicos por não utilizarem máscara de proteção, que passou a ser obrigatória nesta nova fase de combate à Covid-19.

21h03 - A Organização Mundial de Saúde negou hoje ter ignorado avisos do centro de controlo de doenças de Taiwan sobre a transmissibilidade entre humanos do novo coronavírus no final de dezembro do ano passado.

21h02 - As orientações conjuntas da tutela e da Direção-Geral da Saúde para a reabertura de creches estão ainda a ser trabalhadas, mas devem chegar aos equipamentos sociais ainda esta semana, adiantou hoje a ministra Ana Mendes Godinho.

21h00 - O número de empresas que pediram para aderir ao regime do 'lay-off' simplificado ultrapassou os 100 mil requerimentos, correspondente a um universo potencial superior a 1,2 milhões de trabalhadores, segundo dados oficiais publicados hoje.

20h50 - Encerrado ao público desde 13 de março, na sequência da pandemia, o Teatro Nacional D. Maria II anunciou, esta segunda-feira, que vai reabrir em setembro com nova programação, que inclui "todos os espetáculos cancelados entre março e julho de 2020".

20h00 - O Governo vai manter até 30 de junho a suspensão da caducidade e das denúncias de contratos de arrendamento e a execução de hipotecas de habitação própria e permanente.

19h50 - Depois de um relatório interno, divulgado pelo New York Times, sugerir que o balanço de mortes associadas à Covid-19 nos Estados Unidos irá quase duplicar até 1 de junho, a Casa Branca reagiu a estas alegações através de comunicado.

"Não se trata de um documento da Casa Branca nem foi apresentado à equipa de trabalho do coronavírus e não foi submetido a verificação interinstitucional", lê-se no comunicado, assinado por Judd Deere, porta-voz da Casa Branca.

19h42 - A PSP multou hoje três pessoas e impediu 320 de seguirem viagem nos transportes públicos por não utilizarem máscara de proteção, que passou a ser obrigatória nesta nova fase de combate à Covid-19.

19h37 - A Madeira não regista novos caos positivos de Covid-19 pelo 10.º dia consecutivo, anunciaram hoje as autoridades de saúde regionais, reportando 48 doentes recuperados e 38 com infeção ativa.

19h30 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) saudou hoje a recolha de cerca de 7,4 mil milhões de euros para testes, vacinas e tratamentos contra a Covid-19, considerando que os países que doaram mostraram "solidariedade global".

19h24 - O canal de atendimento para surdos da linha SNS 24 já atendeu 30 pessoas, informou hoje o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

19h21 - Se ainda não viu, confira aqui o boletim de hoje da situação epidemiológica em Portugal

19h15 - Os Estados Unidos devem ultrapassar já em junho a marca de 100.000 mortes com Covid-19, estimada como total final pelo Presidente Donald Trump este domingo, de acordo com vários modelos epidemiológicos.

19h10 - A Turquia vai começar gradualmente a levantar algumas das medidas de confinamento, anunciou hoje o presidente Recep Tayyip Erdogan. A partir da próxima segunda-feira - com novas regras - cabeleireiros, barbeiros e centros comerciais podem reabrir.

19h04 - A Organização Mundial da Saúde salientou, durante o briefing diário de hoje, que as aplicações de rastreamento e outras tecnologias não podem substituir as medidas de vigilância das autoridades de saúde. "As ferramentas tecnológicas não substituem a força de trabalho que será necessária para rastrear, testar, isolar e colocar em quarentena", disse o especialista da OMS, Mike Ryan.

18h59 - O governo britânico vai começar na terça-feira a testar a aplicação móvel destinada a rastrear casos de pessoas infetadas com a Covid-19, anunciou hoje o ministro da Saúde, Matt Hancock.

 

18h54 - Colocar e retirar uma máscara de forma segura é importante na prevenção contra a Covid-19. Por isso, a Direção Geral de Saúde explica como deve colocá-la.

18h44 - O Presidente da República afirmou hoje que agora usa sempre máscara quando sai à rua, exceto no carro, e considerou que "há uma grande colaboração" com o Governo na atual situação de calamidade.

18h40 - Os empregadores que optaram por dispensar os trabalhadores de serviço doméstico como medida preventiva de risco de contágio da Covid-19 têm de assegurar o pagamento pontual da retribuição, disse fonte oficial do Ministério do Trabalho.

18h26 - França registou mais 306 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, revelou hoje o ministério da Solidariedade e da Saúde, aumentando o total de vítimas para 25.201 desde o início da pandemia. Este número representa um aumento diário após quatro dias de descida.

18h20 - Apesar de em alguns países os números de novos casos e óbitos apresentarem uma diminuição, Tedros Ghebreyesus recorda que noutros continua a aumentar e que por isso "devemos manter-nos unidos para desenvolver e partilhar as ferramentas necessárias para derrotá-lo [vírus]".

Pode acompanhar aqui o briefing da Organização Mundial de Saúde

18h16 - Numa altura em que vários países - tal como Portugal - se encontram gradualmente a levantar algumas das restrições impostas devido ao novo coronavírus, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, deixou um apelo.

"Vários países encontram-se agora a levantar algumas das restrições impostas, mas o nosso compromisso com as medidas básicas, como lavar as mãos e manter o distanciamento social, não pode ser aligeirado", referiu, durante o briefing diário sobre a evolução do SARS-CoV-2.

18h10 - Cerca de 67% dos 1.052 portugueses inquiridos num estudo de quatro universidades europeias manifestaram-se "muito preocupados" com as consequências da pandemia de Covid-19 na saúde, com quase 45% a se manifestarem igualmente quanto à economia, foi hoje divulgado.

18h06 - A Finlândia vai levantar algumas restrições, permitindo que restaurantes e serviços públicos comecem a reabrir a partir do dia 1 de junho, avança a Reuters, que cita um comunicado do Governo. Já as viagens essenciais para países do espaço Schengen serão permitidas a partir de 14 de maio, disse a ministra do Interior Maria Ohisalo.

18h00 - A Bulgária não vai prolongar o Estado de Emergência - que chega ao fim no dia 13 de maio -, mas vai manter algumas das restrições adotadas durante este período por mais dois meses, afirmou hoje o ministro das Finanças Vladislav Goranov.

17h51 - A campanha global de angariação de fundos lançada pela Comissão Europeia, que se propunha a recolher 7,5 mil milhões de euros para investigação de tratamentos para a Covid-19, já "quase" atingiu este objetivo em promessas de contribuições.

17h47 - Rui Rio criticou mais uma vez as celebrações do 1.º de Maio organizadas pela CGTP. Confrontado pelos jornalistas sobre as celebrações de 13 de Maio após ter sido reiterado que, este ano, não haverá a habitual participação dos peregrinos no Santuário de Fátima, o presidente do PSD afirmou que "a Igreja Católica tem mais juízo que a CGTP"

17h40 - "É desrespeitoso para os trabalhadores que estão na linha da frente não usar máscara em público, quando não é possível manter o distanciamento social. Porquê? Porque não usamos a máscara para nos protegermos, mas sim para proteger os outros", escreveu no Twitter o governador de Nova Iorque, o estado norte-americano mais afetado pela pandemia.

17h33 - O presidente da Liga espanhola de futebol, Javier Tebas, acredita que a temporada vai ser retomada em junho, depois da suspensão devido à pandemia de Covid-19, mostrando-se igualmente confiante na conclusão da mesma "neste verão".

17h29 - O PSD defende que as medidas excecionais de flexibilização de execução de penas devido à pandemia de Covid-19 terminem quando acabar a situação de calamidade, numa das alterações que propõem ao diploma do Governo hoje entregues no Parlamento.

17h21 - O Reino Unido registou nas últimas 24 horas mais 288 mortes por Covid-19, elevando para 28.734 o número total de mortes desde o início da pandemia. "Este número [variação diária] é o mais baixo desde o final de março, mas estes números tendem a ser mais baixos durante o fim de semana, por isso estamos à espera que suba [nos próximos dias]", alertou o ministro da Saúde, Matt Hancock. 

17h10 - Itália registou mais 1.221 casos de infeção e mais 195 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo sido registada uma ligeira subida diária, de acordo com a agência de Proteção Civil italiana. O número total de mortes ultrapassou, assim, esta segunda-feira, os 29 mil.

17h08 - A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) recordou, esta segunda-feira, que apesar da situação pandémica em que vivemos "as doenças cardio e cerebrovasculares não deixaram de existir" e que "continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo". 

17h05 - Trump não foi o único. Presidente da Irlanda ligou hoje a Marcelo. Os dois chefes de Estado falaram sobre a forma como os dois países têm combatido a pandemia, sobre a resposta da União Europeia ao surto e ainda sobre a visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa a Dublin.

17h01 - O Presidente da República considerou hoje que a compra de publicidade institucional no valor de 15 milhões de euros é uma boa "medida de urgência" do Governo, mas manifestou-se preocupado com o futuro dos media.

16h58 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, agradeceu hoje a António Costa pela contribuição de 10 milhões de euros no âmbito da 'Resposta global ao Covid-19 - conferência de doadores', uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia.

16h52 - O novo coronavírus ditou o teletrabalho para muitos. Um estudo da Universidade de Valência revela que as mulheres em teletrabalho, para além de principais responsáveis pelo cuidado dos filhos menores, ainda têm que facilitar o teletrabalho do companheiro.

16h47 - A província do Quebec, no Canadá, começou hoje a levantar algumas das medidas de confinamento, permitindo a reabertura de algumas lojas. Esta foi uma das províncias mais atingidas pelo novo coronavírus e o primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, pede que esta reabertura seja realizada com todos os cuidados possíveis, de forma a impedir uma segunda vaga do vírus.

16h42 - O Governo francês vai dar uma ajuda excecional de 200 euros a 800.000 jovens com menos de 25 anos que estão em situação precária por causa da crise da Covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro Édouard Philippe.

16h39 - As medidas preventivas como a higiene das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento social não podem ser descuradas pela obrigatoriedade do uso de máscara, reforçou hoje a diretora-geral da Saúde.

16h33 - Os Institutos Superiores Politécnicos, à exceção de Viseu, só deverão voltar a ter aulas laboratoriais e de ensaio clínico em junho, por considerarem impraticável coordenar aulas à distância com presenciais.

16h23 - O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, determinou que, a partir de hoje, será obrigatório o uso de máscara para quem quiser entrar, circular ou permanecer no Parlamento, num despacho no âmbito da pandemia de Covid-19.

16h20 - Nos últimos três dias, entre 1 e 3 de maio, as multas aplicadas pela polícia municipal de Madrid foram 4.325, um número maior do que as aplicadas pela mesma força policial nas quatro semanas de confinamento total que precederam este fim de semana.

16h17 - O pequeno comércio de rua em Espanha começou hoje a abrir as portas, ainda de forma tímida, depois de ter estado encerrado durante sete semanas, devido às medidas de luta contra a pandemia da Covid-19.

16h13 - Estar em casa não é impedimento para treinar e é isso mesmo que a área #FitEmCasa, da RTP Play, pretende transmitir. Profissionais da área do fitness e da nutrição vão ajudá-lo a alcançar a boa forma física a partir de casa.

16h10 - O número de casos de infeção pela Covid-19 no Chile ultrapassou os 20.000, informaram hoje as autoridades de saúde. Nas últimas 24 horas, foram registados 980 casos e 10 óbitos, elevando o número total de infetados para 20.643 e o número de vítimas mortais para 270.

16h05 - O Supremo Tribunal dos Estados Unidos permitiu hoje pela primeira vez que os seus julgamentos sejam realizados por teleconferência, por causa da pandemia de Covid-19.

16h01 - As ruas do Chiado (Lisboa) permanecem quase vazias no primeiro dia de desconfinamento, mas aqueles que saíram e reabriram portas manifestam esperança no futuro e numa vida "quase normal", mantendo a precaução de ter a máscara no rosto.

Recorde aqui o AO MINUTO anterior

Recomendados para si

;
Campo obrigatório