Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

DGS deixa recomendações para o uso correto de máscaras

Colocar e retirar uma máscara de forma segura é igualmente importante na prevenção contra a Covid-19. Por isso, a Direção Geral de Saúde explica como deve colocá-la.

DGS deixa recomendações para o uso correto de máscaras
Notícias ao Minuto

16:51 - 04/05/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Com a entrada em vigor do estado de calamidade no domingo, passou a ser obrigatório o uso de máscaras nos transportes públicos, comércio e outros locais fechados com várias pessoas. 

Mas, como já tem sido apontado pelas autoridades de saúde, a forma como a máscara é colocada e retirada são processos igualmente importantes na prevenção contra a Covid-19. 

Nesse sentido, a Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um vídeo no qual é explicada a forma correta e segura de utilização das máscaras. 

Primeiro, antes de colocar a máscara, deve "lavar bem as mãos com água e sabão ou com uma solução à base de alcoól". De seguida, segurando a máscara pelos elásticos ou atilhos deverá coloca-la com "o lado branco virado para a cara". Depois, deverá verificar se está "devidamente ajustada". Contudo, não é aconselhável tocar na máscara enquanto a estiver a utilizá-la

Para retirar, o processo é semelhante. Deverá voltar a lavar as mãos tal como fez quando colocou a máscara e, tocando apenas nos elásticos, removê-la da cara "pela parte de trás". Mais uma vez, lembre-se de que nunca deverá tocar na "frente da máscara". Por fim, deverá ser colocada no lixo e as mãos lavadas novamente. 

Caso tenha alguma dúvida veja aqui o vídeo: 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório