Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

"Começa este mês a colheita de plasma de sangue de doentes recuperados"

A conferência de imprensa diária de atualização da evolução da Covid-19 em Portugal contou, esta segunda-feira, para além do secretário de Estado da Saúde e da diretora-geral de Saúde, com a presença da presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).

"Começa este mês a colheita de plasma de sangue de doentes recuperados"
Notícias ao Minuto

13:40 - 04/05/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Depois da divulgação do boletim epidemiológico desta segunda-feira, seguiu-se a já habitual conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus.

O secretário de Estado António Lacerda Sales começou por revelar que a taxa de letalidade global é de 4,2% e a taxa de letalidade acima dos 70 anos é de 14,9%. Pessoas em tratamento no domicílio são 85,9% dos casos, a percentagem de internamento é de 3,2%, sendo que 0,6% estão em unidades de cuidados Intensivos

Desde o dia 1 de março "foram realizados cerca de 450 mil testes de diagnóstico Covid-19 em Portugal", tendo sido o último dia de abril aquele que teve "mais testes realizados desde o ínício da pandemia, mais de 16.200". Durante o mês de abril, foram feitos "cerca de 11.500 testes por dia", "46% nos laboratórios públicos, 43% nos privados e quase 11% nos laboratórios militares"

O secretário de Estado da Saúde deu ainda conta de que a linha de atendimento para cidadãos surdos, disponível desde o passado dia 21, "já atendeu 30 pessoas através de videochamada"

"Começou hoje o dia 1 do desconfinamento mas contamos já com mais de 60 dias a conviver com o Covid-19 no nosso país. A economia reabre paulatinamente, a partir de hoje, à sociedade. Temos de continuar, porém, a manter a porta de transmissão do vírus completamente fechada. Está em cada um de nós", frisou, destacando as medidas como lavar as mãos não devem ser descartadas mas sim reforçadas. 

Lacerda Sales agradeceu aos investigadores, ressalvando que "começa este mês em Portugal a colheita de plasma de sangue de doentes recuperados de Covid-19 em dez unidades distribuídas pelo país". A transfusão "de plasma convalescente já foi feita noutros países, nomeadamente na China, com bons resultados". 

Também presente na conferência esteve, esta segunda-feira, a presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), Maria Antónia Escoval, que na sua intervenção destacou que muitos países da Europa "estão já a desenvolver ensaios com plasma convalescente". E explicou o procedimento: "Este envolve a seleção dos dadores, dos doentes recuperados, a colheita, a análise, o processamento e a distribuição deste plasma através dos serviços dos hospitais"

Estará disponível na página do IPST "um link onde todos os doentes recuperados podem, a partir de hoje, disponibilizar-se para fazer a sua dádiva de plasma convalescente". 

Veja aqui a conferência na íntegra

1.º de Maio? Regras foram definidas com base na "melhor evidência"

O secretário de Estado da Saúde defendeu hoje que as regras sanitárias aplicadas nas comemorações do 1.º de Maio, em Lisboa, foram definidas pelas autoridades de saúde com base na "melhor evidência a cada momento".

"É às autoridades sanitárias que cabe a definição das regras sanitárias, de acordo com a melhor evidência e em cada momento", disse António Sales durante a conferência de imprensa de atualização diária de informação sobre a pandemia da Covid-19, referindo-se à concentração organizada pela CGTP na sexta-feira em Lisboa.

[Última atualização às 15h51]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório