Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Lisboa celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa com programa especial

A autarquia irá realizar, esta terça-feira, um evento digital que irá contar com a presença de 11 escritores de língua portuguesa, provenientes de oito países diferentes.

Lisboa celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa com programa especial
Notícias ao Minuto

23:50 - 04/05/20 por Notícias ao Minuto

Cultura Dia Mundial da Língua Portuguesa

Num momento em que a pandemia restringe qualquer tentativa de celebração, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu não deixar passar em branco o primeiro ano em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa, dia 5 de maio, decretado pela UNESCO.

Em comunicado, a autarquia anunciou que amanhã divulgará uma programação digital especialmente dedicada "à Língua e à Literatura em Língua Portuguesa", na qual "participarão 11 autores de 8 países".

O evento online irá começar às 15h30 com as intervenções do presidente Fernando Medina, do representante permanente de Portugal junto da UNESCO, Sampaio da Nóvoa, e do diretor artístico do novo Festival Internacional de Lisboa 5L (5L de “Língua, Livros, Literatura, Leituras e Livrarias”), José Pinho.

As iniciativas serão transmitidas através do site lisboa5l.pt, da página ofical de Facebook da Câmara Municipal de Lisboa e da página oficial da mesma rede social da Rede de Bibliotecas de Lisboa. 

Após as intervenções iniciais, por volta das 16h00, irá passar a curta-metragem 'A Língua Portuguesa a Gostar dela Própria' de Tiago Pereira e, de seguida, haverá um debate sobre as 'Viagens da Língua Portuguesa', mediado por Isabel Lucas, que contará com a presença dos autores: Ana Margarida de Carvalho, António Prata, Flaviano Mindela dos Santos, Germano de Almeida, José Eduardo Agualusa e Olinda Beja.

Por volta das 17h30 está prevista outra discussão sob o tema 'Literatura de Reconstrução', em que Afonso Borges irá moderar as perspetivas dos escritores: Dulce Maria Cardoso, Isabela Figueiredo, Ondjaki, Luís Cardoso Noronha e Mbate Pedro.

Por fim, às 18h45 será ainda transmitida outra curta-metragem de Tiago Pereira intitulada 'Vozes do Português'.

Para o Dia Mundial da Língua Portuguesa, Câmara de Lisboa tinha previsto a realização do 'Festival 5L', que tinha como objetivo "promover a língua, a literatura, os livros, as livrarias e a leitura em Lisboa". O evento, que iria decorrer "em diferentes espaços da cidade", teve de ser adiado devido à pandemia, estando previsto que o 5L irá apenas celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, entre 5 e 9 de maio de 2021.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório