Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: O que muda esta segunda? Brasil com mais de 100 mil infetados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: O que muda esta segunda? Brasil com mais de 100 mil infetados
Notícias ao Minuto

07:00 - 03/05/20 por Sara Gouveia e Melissa Lopes

Mundo Covid-19

Após três períodos consecutivos em estado de emergência, desde 18 de março, a partir das 00h deste domingo, Portugal passou para a situação de calamidade e há novas regras. No entanto, embora a situação de calamidade já esteja em vigor, mantém-se até ao fim de hoje a proibição determinada pelo Governo de circulação entre concelhos, exceto por motivos de saúde ou "urgência imperiosa".

Portugal regista este domingo 1.043 mortes associadas à Covid-19, mais 20 do que no sábado, e 25.282 infetados (mais 92), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A nível global, a pandemia de Covid-19 já provocou 245.576 mortos no mundo desde que apareceu em dezembro, na China, e já infetou mais de 3,4 milhões. Mais de um milhão de pessoas foram consideradas curadas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00: Termina aqui o AO MINUTO de hoje. Acompanhe todas as notícias no nosso site. E já sabe, siga as recomendações das autoridades: isolamento social e higiene constante das mãos. Em caso de sintomas de Covid-19 (febre e tosse, principalmente), ligue para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24). Esta segunda-feira entra em ação o plano de desconfinamento, mas não baixe a guarda. 

23h40: O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP anunciou hoje que impediu, em 24 horas, 1.900 viaturas de prosseguirem o trajeto, de um total de 20 mil abordadas na vigência das restrições às deslocações por causa da Covid-19.

23h32: O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu hoje a "tarefa fundamental" dos jornalistas no combate à pandemia da Covid-19 e exigiu aos governos a garantia de que estes profissionais possam fazer o seu trabalho em plena liberdade.

22h15: O Brasil passou este domingo a barreira dos 100 mil infetados por Covid-19, com mais 4.588 novos casos. País contabiliza agora mais de 7 mil óbitos, 275 dos quais registados no último dia. 

21h15: O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, afirmou hoje que existe um "número significativo de provas" de que o novo coronavírus é proveniente de um laboratório na cidade chinesa de Wuhan, local de origem da pandemia.

21h00: Jair Bolsonaro saiu do Palácio do Planalto, este domingo, para cumprimentar as centenas de apoiantes que se manifestavam em frente ao edifício, em Brasília, contrariando as recomendações sanitárias do próprio Ministério da Saúde. 

20h30: Imagens mostram as ruas de Madrid, este domingo, já com algum movimento. Recorde-se que os adultos podem sair entre as 20h e as 23h. 

19h50: O início da retoma à normalidade começa esta segunda-feira, dia 4 de maio. Sabe o que vai reabrir?  O comércio local, que inclui lojas com porta aberta para a rua até 200 metros quadrados, cabeleireiros, manicures e similares, livrarias e comércio automóvel, independentemente da área, podem retomar a atividade.

19h40: Madeira mantém 86 casos de Covid-19 pelo nono dia consecutivo, com 48 curados, mais um do que no sábado, informaram hoje as autoridades de saúde, sublinhando que apenas um doente se encontra hospitalizado.

19h30: O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, disse hoje que o 13 de Maio no Santuário de Fátima será celebrado "sem a habitual participação dos peregrinos", como já tinha sido decidido pela Igreja Católica.

19h20: mara Municipal de Lisboa avisa que "ainda não é seguro deixar as crianças brincar nos parques infantis". 

19h15: A Turquia registou hoje mais 61 mortos por covid-19, o número mais baixo verificado no espaço de um mês, contabilizando um total de 3.397 óbitos, anunciou hoje o ministro da Saúde.

19h10: Referindo-se à Comissão Europeia, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) diz concordar com a ideia de que, juntos, "temos que garantir que os recursos continuam a ser mobilizados e que serão feitos progressos para alcançar o acesso universal à vacinação, tratamento e testes".

19h00: França anuncia 135 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Total de óbitos no país é agora de  24.895 

18h42: Apesar das temperaturas elevadas que se fizeram sentir hoje na capital, as praias da linha de Cascais estiveram praticamente desertas, como prova a imagem abaixo do areal da praia de Carcavelos às 18h30. 

Notícias ao MinutoPraia de Carcavelos às 18h30 deste domingo  © Beach Cam

18h15: Com a temperatura nos 28ºC, a Lusa testemunhou muitas pessoas a caminhar, mas poucas a fazer praia ao início da tarde em Vila Nova de Gaia e Matosinhos, onde de moto-quatro, um polícia patrulhava de forma consecutiva o areal.

18h00: Primeiro caso positivo de Covid-19 em França pode ter sido registado em dezembro. Um médico voltou a estudar análises feitas a vários pacientes que foram hospitalizados com pneumonia entre dezembro e janeiro e descobriu um caso positivo de Covid-19 num homem testado a 27 de dezembro e que se encontra, agora, recuperado.

17h40:  diretora-geral de Saúde considerou que os dados recolhidos nos concelhos sobre infetados com Covid-19 "são mais finos e precisos", mas que a nível nacional os números estão "o mais próximos possível da realidade".

17h20:  O levantamento da proibição de visitas a lares de idosos devido à pandemia Covid-19 está a ser "repensado", mas antes serão criadas estratégias para que decorram com "segurança", disse hoje a ministra da Saúde na conferência de imprensa diária. 

17h00: Itália regista hoje um baixa recorde dos números diários de mortes e de infetados por Covid-19. Morreram em solo italiano 174 pessoas nas últimas 24 horas, aumentando para 28.884 o total. No mesmo período, registaram-se  1.389 novos casos de infeção. Para encontrar um registo diário tão baixo, quer de mortes quer de novos infetados, é preciso recuar a 10 de março.

16h57: O Reino Unido regista este domingo mais 315 mortes por Covid-19, aumentando para 28,446 o número total de vítimas mortais desde o início da pandemia. Os dados deste domingo representam uma quebra de quase 50% nos óbitos face aos 621 comunicados no dia anterior. Com 4.339 casos de infeção nas últimas 24 horas, país contabiliza agora um total de 186.599 infetados desde o início da pandemia

16h24: Cerca de 200 portugueses retidos em Cabo Verde desde o encerramento do arquipélago a voos internacionais, para conter a pandemia de covid-19, foram hoje repatriados das ilhas de São Vicente e de Santiago, num voo comercial da TAP.

16h10- Um residente de um lar de idosos em Espanha a quem tinha sido dado alta depois de dois testes negativos voltou a ser admitido no hospital depois de voltar a testar positivo para Covid-19

16h00- Depois de ter afirmado ontem na SIC que as celebrações em Fátima são uma "possibilidade", Marta Temido garantiu este domingo que o Ministério da Saúde não tem "nenhuma situação diferente daquela que estava prevista pela Igreja", no âmbito das celebrações de 13 de Maio e clarificou que "há uma diferença entre peregrinos e celebrantes". 

"E aquilo que a Igreja Católica já definiu muito concretamente foi a sua intenção de que, num contexto de prudência e de especial cautela, este ano as celebrações acontecessem num quadro específico. Nós estamos obviamente totalmente disponíveis para apoiar a Igreja Católica ajudando à definição daquilo que sejam as regras específicas para essas celebrações, mas não se confundam celebrantes com peregrinos", afirmou a ministra. 

15h59 - O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, defendeu hoje a manutenção da suspensão das celebrações comunitárias, alertando que o fim do estado de emergência não significa o fim da pandemia de Covid-19 nem do perigo de ela alastrar.

15h49 - Separados por um vidro, sem contacto físico, mas um olhar próximo, ao vivo e a cores, os idosos do lar Montepio, no Montijo, reencontraram-se hoje com os familiares. As visitas, adaptadas à pandemia, acontecem na 'box' das emoções.

15h41 - A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) está a entregar em vários hospitais do país material de proteção doado àquela instituição, para auxiliar na luta contra a pandemia de Covid-19, anunciou hoje o organismo representativo dos árbitros.

15h34 - O Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) anunciou hoje que questionou formalmente o Governo sobre casos de sobrelotação nos transportes públicos, sobretudo nos períodos de "ponta" de manhã, contrariando as normas vigentes de combate à propagação da Covid-19.

15h31 -  O ministro do Interior de França, Christophe Castaner, afirmou hoje que as fronteiras vão permanecer fechadas, apesar de o país iniciar o desconfinamento a partir do dia 11, explicando que o processo será articulado com a União Europeia.

15h23 - É um dos areais mais frequentados do país, mas hoje as praias da Costa de Caparica, em Almada, continuaram com poucos banhistas que apenas aproveitaram o bom tempo para caminhar, fazer exercício e "manter a sanidade mental".

15h15 A DGS informou este domingo, que hoje não foi possível fazer a contagem de casos ao nível do concelho. Recorde aqui os números dos concelhos até agora conhecidos.

15h02Portugal regista este domingo 1043 mortes associadas à Covid-19, mais 20 do que no sábado, e 25.282 infetados (mais 92), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

14h39 - Moçambique registou um caso positivo para a covid-19 nas últimas 24 horas, subindo para 80 o número total de casos de infeção pelo novo coronavírus, mas continua sem óbitos, disse hoje a diretora nacional de Saúde Pública.

14h36E se nunca aparecer uma vacina para a Covid-19? Esta é a questão que a CNN formula, questionando se a retoma da normalidade poderá passar por um reformular dessa própria normalidade, ajustando-se as populações a uma vida com a possibilidade de infeção e adoptando novos hábitos de higiene, socialização e até de trabalho. E como seria esse cenário? As cidades irão, gradualmente, devolver as liberdades aos cidadãos, “mas com rédea curta”

14h11 - No dia em que se celebra o 109.º aniversário da GNR, o comandante-geral da força militar pediu a todos elementos da GNR que encontrassem "forças adicionais e mobilizadoras" no combate à pandemia da Covid-19, defendendo "uma guarda cada vez mais humana, próxima e de confiança".

14h04 - O Santuário de Fátima foi "apanhado de surpresa pelas declarações do Governo" sobre as celebrações religiosas de 12 e 13 de maio, disse hoje à agência Lusa fonte do Santuário. E "está a reunir todos os elementos para tomar uma posição" sobre as celebrações religiosas de 12 e 13 de maio em Fátima, afirmou uma fonte do gabinete de comunicação da instituição.

13h49 - O ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita, disse hoje que a pandemia da Covid-19 veio dar uma "dimensão ainda maior" ao papel da Guarda Nacional Republicana (GNR).

13h37 - A Autoridade de Saúde Regional avançou hoje que as 401 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores, nas últimas 24 horas, não revelaram casos positivos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

13h29 - Quando o vírus leva o pai e a mãe. Filha única, Maranda está sozinha. Os Estados Unidos, que registaram a sua primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, são o país mais atingido pela Covid-19.

13h16 -  A indústria portuguesa produz diariamente um milhão de máscaras tendo como prioridade o abastecimento do mercado interno, mas está a começar a exportar, revelou hoje o ministro da Economia, enquanto comprava máscaras numa superfície comercial de Lisboa.

13h08 - O alto-representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, referiu hoje que os europeus foram "um pouco ingénuos no passado" com a China, mas garante que agora a perspetiva mudou e é "mais realista".

13h01 - A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 243.637 mortos no mundo desde o seu aparecimento em dezembro na China, segundo um balanço da AFP feito a partir de dados oficiais. Mais de 3.441.540 casos de infeção foram registados oficialmente em 195 países.

12h54 O Presidente da República considerou hoje que o papel da Guarda Nacional Republicana (GNR) perante a atual pandemia de Covid-19 tem sido "crucial" e "insubstituível", estando junto dos mais carenciados e auxiliando populações "confundidas" e "perturbadas".

Já o primeiro-ministro elogiou hoje a atuação "pedagógica, firme e serena" da Guarda Nacional República (GNR), considerando que se tratou de mais uma demonstração de dedicação à causa pública.

12h35 - O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, voltou a pedir cautela à população, lembrando que a chamada "fase dois", o desconfinamento gradual que a Itália inicia na segunda-feira, não significa "libertar todos".

12h28 - "Trump é um idiota, nem sei se posso dizer isto.... Oh, claro que posso". Hannah Kean, jogadora do Sporting de Braga, mantém-se atenta ao que se passa do outro lado do Atlântico, deixando, claro, críticas à gestão da crise sanitária por parte do presidente norte-americano.

12h13 - A mara Municipal de Câmara de Lobos, na Madeira, defende o pagamento do salário a 100% pela Segurança Social a todos os trabalhadores impedidos de exercer a sua atividade durante a cerca sanitária, que foi levantada às 00h de hoje.

11h49 - As mesquitas iranianas, fechadas desde meados de março devido à propagação da Covid-19, vão reabrir a partir de segunda-feira em 30% dos municípios do país, anunciou hoje o Presidente do Irão, Hassan Rohani.

11h36 - Este senhorio faz refeições para o seu inquilino médico todos os dias. Onde come um, comem dois, é uma expressão bastante conhecida e posta em prática, neste caso. Os profissionais de saúde na Índia, como em todos os cantos do mundo, continuam na linha da frente a combater a Covid-19 e o proprietário quis mostrar o seu apreço.

11h32 - O ministro alemão do Interior, com a pasta do Desporto, mostrou-se favorável à retoma da Liga de futebol daquele país no decorrer deste mês, depois de quase dois meses de interregno, devido à pandemia de Covid-19.

11h25 - O número de novos casos de covid-19 na Bélgica recuou, nas últimas 24 horas, pelo terceiro dia consecutivo, tendência acompanhada pelo de mortes e hospitalizações, segundo dados oficiais. Nas últimas 24 horas houve 389 novos casos, num total de 49.906 infetados e mais 79 mortes, totalizando 7.844 óbitos desde o início da pandemia no país.

11h18 - A Rússia registou hoje 10.633 casos de covid-19, o maior número de infeções confirmadas num único dia, elevando para 134.687 o número total de infetados com o novo coronavírus, revelam dados divulgados pelas autoridades de saúde. Segundo as estatísticas oficiais, nas últimas 24 horas morreram 58 pessoas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, aumentando para 1.280 o número de vítimas mortais no país.

11h10 - A galeria Underdogs, em Lisboa, inaugura, este mês, a exposição online 'Right Now', que junta trabalhos inéditos, criados em isolamento, de mais de 30 artistas, nacionais e estrangeiros, como Vhils, Wasted Rita, Tamara Alves, André Saraiva e Pixel Pancho.

View this post on Instagram

A post shared by Underdogs Gallery (@underdogs_gallery) on May 1, 2020 at 8:01am PDT

10h57 - O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, revelou que a deterioração da sua saúde devido à covid-19, no início de abril, levou o governo britânico a delinear uma estratégia para lidar com a sua possível morte.

10h38 - 'De charuto na mão': Jogador Marcos Rojo ficou em apuros por furar quarentena para jogar poker. O internacional argentino ex-Sporting, está a ser criticado por imagens divulgadas pelo seu irmão.

10h26 - Numa altura em que o ensino à distância é imperativo, devido à pandemia provocada pela Covid-19, um grupo de karatecas desenvolveu uma campanha solidária para angariar material tecnológico e ajudar crianças carenciadas a aceder à formação escolar.

10h19 - A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) defendeu que é preciso "apontar uma data" para a retoma das visitas aos idosos em lares, considerando que "hoje era já um dia bom", com a celebração do Dia da Mãe.

10h05 - Houve mais 164 mortos nas últimas 24 horas em Espanha — é o número mais baixo desde 15 de março - perfazendo um total de 25.264 óbitos. Foram ainda registados mais 838 casos desde ontem, estando já 217.466 pessoas infetadas no total. Mais de 118 mil pessoas recuperaram, mais 1.247 que no dia anterior.

9h53 - O Papa Francisco prestou hoje homenagem aos padres e médicos que morreram vítimas do novo coronavírus no cumprimento da sua missão de ajudar os outros.

9h51 - O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 1.754 nas últimas horas, com mais de 42 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

9h47 - A Comissão Europeia recomenda que, quando os voos forem retomados, os passageiros utilizem equipamentos de proteção como máscaras, mas abdica da regra de colocar assentos vazios para garantir distanciamento, reconhecendo que isso afeta a viabilidade económica das operações.

9h43 - As ‘Corona Spoke’ foram especialmente desenhadas para o MINI Cooper SE, no entanto, devido à óbvia semelhança com o nome do novo coronavírus, a marca britânica não quis que as suas jantes aerodinâmicas fiquem associadas ao vírus que parou o mundo e matou milhares de pessoas e foi obrigada a repensar. O novo nome escolhido foi ‘Power Spoke’.

9h39 - Os clubes italianos vão voltar a treinar presencialmente depois de suspensão de campeonato por causa do novo coronavírus. Por isso, Cristiano Ronaldo, avançado dos quadros da Juventus, está prestes a deixar Madeira para voltar a Turim.

9h37 - Para combater o aborrecimento da quarentena. Cameron DiazHalle Berry, Margot Robbie e Zoe Saldana são algumas das estrelas de Hollywood que foram desafiadas por Zoë Bell para uma luta virtual, que resultou num hilariante vídeo em que exibem as suas facetas de 'duronas'. De entre o leque de celebridades, encontra-se também a portuguesa Daniela Ruah.

9h34 - "Não há garantia absoluta da retoma do futebol". O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, em entrevista ao jornal Record, explicou a decisão do Governo em apenas abrir a porta ao regresso da Liga NOS. João Paulo Rebelo lembrou que, acima de tudo, primeiro terá sempre de vir a saúde pública.

9h21 - "Fizeram o meu dia". Polícia indiana canta os parabéns a idoso sozinho. A Índia está em confinamento desde 25 de março e a maior parte das pessoas encontra-se fechada em casa, acabando por deixar os mais idosos especialmente sozinhos e longe da família e amigos. 

9h02 - A Alemanha, o sexto país com mais casos de covid-19 no mundo, voltou a registar nas últimas 24 horas menos de uma centena de mortes (74), totalizando 6.649, com 162.496 casos registados, segundo dados oficiais.

8h53"Espero que aconteça alguma forma de turismo este verão", disse em entrevista à agência Lusa, em Bruxelas, a comissária europeia dos Transportes, Adina Valean, pelo menos "em alguns destinos" europeus. Será, no entanto, limitado devido à pandemia de Covid-19. A comissária admitiu ainda que os países europeus mais afetados pelo surto demorem mais a retomar este setor.

8h35 - UE rejeita alterar as regras dos direitos dos passageiros, que obrigam a reembolsos em voos cancelados, apesar de Portugal e outros 11 países europeus terem pedido para a Comissão Europeia considerar apenas vouchers, dadas as dificuldades das companhias aéreas.

8h17 - A Comissão Europeia desaconselha viagens de cidadãos europeus para fora da União Europeia (UE) até final do ano ou até a Covid-19 estar "numa situação estável", com tratamento disponível, visando evitar casos de pessoas retidas em países terceiros.

7h59 - "Vamos precisar que encham as salas, que haja novamente alegria". O comediante português Rui Xará tem permanecido em casa, em isolamento social e sem condições para voltar ao trabalho. Mas sempre com esperança e, de momento, com a internet como seu palco, deixou uma mensagem a todos os leitores num vídeo enviado ao Notícias ao Minuto.

View this post on Instagram

A post shared by Fama ao Minuto (@famaaominuto) on May 2, 2020 at 10:52pm PDT

7h42 - O Presidente da República renovou hoje o apelo para que o Estado apoie a comunicação social, considerando que deve fazê-lo "de forma transparente e não discriminatória", num momento em que se agravou a crise neste setor.

7h38 - Pelo menos dez pessoas, entre elas um lusodescendente, foram detidas pelas autoridades venezuelanas por participar numa festa no pátio de uma casa, violando a quarentena preventiva da Covid-19 no país, noticia hoje a imprensa local.

7h23 - Os Estados Unidos registaram 1.453 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia da Covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. No total, 66.224 pessoas morreram nos Estados Unidos. O número de infetados subiu para 1.132.315 com cerca de 175 mil pessoas a serem dadas como recuperadas.

7h05 A China registou dois casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um de contágio local e outro proveniente do exterior, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

7h02 -  Portugal entrou às 00h de hoje em situação de calamidade devido à pandemia de Covid-19, depois de ter estado em três períodos consecutivos em estado de emergência que vigoraram desde 18 de março.

7h - Recorde aqui o último registo desta sexta-feira. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório