Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

"Espero que aconteça alguma forma de turismo este verão"

A Comissão Europeia espera "alguma forma de turismo" no próximo verão na Europa, embora limitado devido à pandemia de covid-19, e admitiu que os países europeus mais afetados pelo surto demorem mais a retomar este setor.

"Espero que aconteça alguma forma de turismo este verão"
Notícias ao Minuto

08:32 - 03/05/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Espero que aconteça alguma forma de turismo este verão em alguns destinos [europeus], onde as condições em termos sanitários forem mais favoráveis e onde as autoridades consigam implementar algumas estratégias para atrair a confiança dos viajantes, mas penso que será sempre muito limitado", disse em entrevista à agência Lusa, em Bruxelas, a comissária europeia dos Transportes, Adina Valean.

Numa altura em que o executivo comunitário se prepara para divulgar orientações para o levantamento das restrições no setor turístico e dos transportes, que acabam por estar interligados devido às fortes restrições às viagens na União Europeia (UE) por causa da covid-19, a responsável romena indicou que a retoma do turismo depende das "condições sanitárias" em cada país.

E, por essa razão, "não é possível retomar o turismo a nível europeu ao mesmo tempo", argumentou Adina Valean, estimando assim que países mais afetados pela pandemia, em número de contágios, retomem mais tarde este setor.

Apesar de reconhecer que isso causa problemas de concorrência no turismo e no mercado interno da UE, a comissária europeia frisou que é necessário "considerar, primeiro que tudo, a situação sanitária".

"Não é possível imaginar que as pessoas teriam confiança para viajar para um destino onde o número de casos é bastante elevado e onde não existem possibilidades de testar", exemplificou, indicando que "não se trata apenas das regras em vigor, mas também da confiança das pessoas para voltar a viajar para turismo" na Europa.

Ainda assim, Adina Valean notou que "alguns países esperam poder abrir-se [ao turismo] ainda a tempo desta temporada de verão, com a adoção de algumas medidas de segurança".

Com as fronteiras externas e internas da UE praticamente fechadas devido às medidas restritivas adotadas para conter a propagação da covid-19, é ainda incerto quando é que os países levantarão as restrições às viagens, nomeadamente aéreas, o que acaba por criar também incerteza sobre a retoma do turismo, que deverá centrar-se, numa primeira fase, no doméstico.

Questionada pela Lusa sobre quando é que os voos ou outro tipo de viagens (como de autocarro ou comboio) entre países europeus poderão ser restabelecidos, Adina Valean notou ser impossível apontar datas, por isso estar dependente da evolução da pandemia.

"Seria também ótimo que todos decidissem recomeçar [as viagens] na mesma altura, mas isso é impossível por causa da situação sanitária, que é diferente de Estado-membro para Estado-membro", notou a responsável romena.

Mesmo com datas diferentes, Adina Valean realçou a necessidade de haver "uma abordagem coordenada a nível europeu", razão pela qual a Comissão Europeia vai apresentar, em meados de maio, "recomendações para todos os países adotarem".

"O que podemos recomendar é que, quando se restabelecerem as viagens" sejam considerados aspetos como a "não discriminação com base na nacionalidade, isto é, assegurando que quem quiser viajar para um determinado destino consegue fazê-lo, do ponto A para o ponto B", precisou a comissária europeia.

"Acho que isto é o mínimo que podemos imaginar neste momento, [já que] como a situação sanitária é diferente de país para país, não podemos pedir a todos que abram ao mesmo tempo", notou Adina Valean.

A comissária europeia dos Transportes ressalvou, ainda, que esta é uma responsabilidade dos Estados-membros, cabendo aos países "decidir quando é seguro o suficiente para os seus cidadãos viajarem ou para receber viajantes de outros países".

Entre os critérios para a retoma das viagens está a necessidade de a taxa de contágio ser abaixo de um e de o país ter capacidade assegurada no seu sistema de saúde e de testes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório