"Não há garantia absoluta da retoma do futebol"

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, em entrevista ao jornal Record, explica a decisão do Governo em apenas abrir a porta ao regresso da Liga NOS

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
03/05/2020 09:20 ‧ 03/05/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

João Paulo Rebelo

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, em entrevista ao jornal Record, aborda este domingo a decisão do executivo liderado por António Costa de fazer regressar apenas o futebol da I Liga.

Em declarações ao diário desportivo, o governante dá a entender que ainda não é transparente que a Liga possa ser concluída, lembrando que, acima de tudo, primeiro terá sempre de vir a saúde pública.

"A posição do Governo sempre foi de não deixar nenhum sector para trás, e o Desporto é algo muito importante, que também não pode ficar para trás. O comentário a que se refere foi mesmo no início de tudo isto, em que estávamos preocupados, ainda a perceber o que tínhamos para fazer, de que forma tínhamos de trabalhar para iniciar o combate a esta pandemia, sobretudo na contenção inicial que fomos obrigados a fazer. O primeiro-ministro disse isso porque na altura havia quem entendesse que a competição poderia continuar. Foi suspensa, como de resto todas as atividades, e agora nesta fase em que foi levantado um conjunto de restrições, também se aplicaram ao Desporto", começou por explicar Rebelo.

"O primeiro-ministro quando fala de retrocessos, fala de uma forma geral. A ideia é ir avaliando. Imaginemos que se consegue perceber uma correlação com um aumento muito significativo do número de infetados… nesse caso, podem ser tomadas medidas que signifiquem retrocessos. Há um trabalho que está a ser feito entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Direção-Geral da Saúde (DGS), com técnicos e especialistas. O que o Governo diz é que há a possibilidade de, no final de maio, retomarem as competições da 1ª Liga e Taça de Portugal, desde que sejam verificados um conjunto de pressupostos", explicou o secretário de Estado.

"Dia 4 de maio [amanhã] vão abrir as lojas de comércio de rua. Isso vai implicar um menor confinamento. Vamos supor que, passados alguns dias, se verifica algo de anormal no número de infetados. Isso pode significar um retrocesso e não tem a ver com futebol. A questão do futebol em concreto tem a ver com um conjunto de pressupostos que estão a ser trabalhados entre a FPF, a própria Liga e a DGS. Se não forem concretizadas até final de maio… O que está anunciado é a possibilidade da retoma, não é a garantia absoluta de que isso vai acontecer", afirmou para completar.

"A Liga entregou-nos um plano, trabalhado com especialistas de Saúde, mas não num cruzamento com a DGS. Foi na reunião de sexta-feira passada [dia 24], que juntou a FPF, a ministra da Saúde, o ministro da Educação, que tutela o Desporto, eu próprio... foi quando se iniciou o cruzamento da FPF com a DGS. Estávamos a trabalhar de uma forma geral no Desporto, porque essa sexta-feira era o último dia que tínhamos dado às federações para apresentarem os seus planos", sentenciou sobre este assunto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

França

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Radares

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas