Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Turquia 'sequestra' avião com ajuda. Europa com 40 mil mortos

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Turquia 'sequestra' avião com ajuda. Europa com 40 mil mortos

Portugal iniciou esta sexta-feira mais 15 dias em Estado de Emergência e quinta-feira foi um dia marcante no que à pandemia da Covid-19 no nosso país diz respeito: pela manhã, o Parlamento deu o seu parecer favorável à renovação e, às 20 horas, numa declaração ao país, Marcelo Rebelo de Sousa decretou-o oficialmente. Já no final do Conselho de Ministros, que durante a tarde reuniu para aprovação do diploma que prorrogou o prazo, António Costa anunciou as 'regras' que vão definir as próximas duas semanas. Conheça-as todas aqui..  

Hoje, numa entrevista à Renascença, o chefe do Governo referiu que este "é, seguramente, o momento mais difícil do país". Já sobre o período escolar, António Costa adiantou que a data limite, para o recomeço das aulas com ensino presencial, designadamente no secundário, é 4 de maio, para que o calendário escolar possa ser cumprido. 

O último balanço da Direção-Geral da Saúde, esta sexta-feira, dá conta de que, no nosso país, o número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 9.886 e o número de óbitos para 246 (mais 37 do que ontem). Os casos de recuperação mantêm-se nos 68.

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h - Chega ao fim este registo mas continue a acompanhar-nos de manhã.

23h57 - Família daquela que poderá ser a doente britânica mais velha a recuperar da Covid-19 garante que ela só come "biscoitos e sandes de marmelada". Uma reação com bom humor a uma situação de crise.

23h49 - O presidente da Câmara de Ovar disse hoje que a Segurança Social já está a fazer os pagamentos relativos às perdas salariais dos trabalhadores que, vivendo ou trabalhando no concelho, não puderam aceder ao emprego devido ao cerco sanitário.

23h36 - O Brasil tem 359 mortos e 9.056 infetados pelo novo coronavírus, tendo o país sul-americano registado um aumento de 60 óbitos e 1.146 casos confirmados nas últimas 24 horas, informou hoje o Governo brasileiro.

23h23 - Foi identificado um medicamento antiparasitário que 'mata' Covid-19 em 48 horas. Dá pelo nome de Ivermectin, mas cientistas avisam que, "realisticamente, demorará algum tempo para que uma vacina esteja amplamente disponível".

23h17 - O Reino Unido já se encontra a preparar uma antiga base aérea norte-americana situada para armazenar corpos de vítimas causadas pela pandemia de Covid-19. Segundo relata a estação televisiva britânica Sky News, a antiga base aérea em Oxfordshire dispõe de dez hangares, cada um com capacidade para 600 vítimas mortais da pandemia.

23h08 - O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda uso de máscara, mas o presidente norte-americano reforça que é voluntário. "Acho que não o vou fazer", atirou Trump.

23h04 - Os Bombeiros Sapadores de Braga procederam hoje a uma ação de desinfeção de uma ala no Lar Asilo de São José, naquela cidade, onde já se verificaram casos de propagação de Covid-19, anunciou o município.

22h55 - Um grupo de trabalho da FIFA recomendou hoje o adiamento de todos os jogos internacionais marcados para junho, devido à pandemia de covid-19, a mais forte de um conjunto de recomendações aprovadas por unanimidade.

22h47 - A CGTP considerou hoje que o reforço dos poderes e dos recursos da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) no estado de emergência devido à pandemia é uma reivindicação sindical, mas não garante que os trabalhadores precários não sejam despedidos.

22h44 - O sogro da princesa Eugenie no hospital após ser diagnosticado com Covid-19. Segundo a imprensa britânica, George Brooksbank encontra-se nos cuidados intensivos.

22h32 - mara Municipal de Mértola informou, através de comunicado, que foi hoje registado o primeiro caso positivo de Covid-19 no concelho. Trata-se de uma utente do Centro Social dos Montes Altos, que está encerrado, com todos os utentes e funcionários no interior a aguardar resultados dos testes.

22h29 - A UGT congratulou-se hoje com o reforço dos poderes e da capacidade inspetiva da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) para combater os abusos de empresas que estão a aproveitar a crise causada pela pandemia para cometer ilegalidades.

22h21 - Os três maiores bancos privados do Brasil vão doar 50 milhões de reais (8,7 milhões de euros) para a compra de máscaras de proteção destinadas aos governos estaduais e comunidades mais vulneráveis face à pandemia da Covid-19.

22h11 - O Presidente da República promulgou hoje o diploma da Assembleia da República que cria um regime excecional de endividamento para as autarquias locais aplicado às despesas com apoios sociais, equipamentos e outras medidas de combate à Covid-19.

22h07 - Wolfsburgo dá o exemplo: 7h da manhã e os jogadores Guilavogui, Steffen, Maximilian Arnold, Pavao PervanXaver Schlager e Yannick Gerhardt ajudaram um supermercado local.

22h01 - A pandemia de Covid-19 matou já pelo menos 57.474 pessoas e infetou mais de um milhão em todo o mundo desde seu aparecimento, segundo um balanço da agência France Presse, atualizado às 19h de hoje, baseado em fontes oficiais.

21h53 - Protagonista da minissérie documental 'Tiger King' infetado? Joseph Allen Maldonado-Passage, mais conhecido como Joe Exotic, protagonista da famosa série da Netflix, encontra-se em isolamento no Federal Medical Center de Fort Worth, no Texas, devido a suspeitas de infeção por Covid-19.

21h40 - A associação nacional das Unidades de Saúde Familiares (USF-AN) acusou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS) de "desvalorizar o potencial" dos enfermeiros e secretários clínicos das equipas de saúde familiar e de excluí-los durante a pandemia de Covid-19.

21h35 - Um grupo de migrantes togoleses ofereceu 510 euros para ajudar os hospitais no combate à Covid-19, em Itália. O autarca de Parma agradeceu o gesto no Facebook: "É tudo o que eles têm, mas vale mais do que todo o ouro do mundo. Obrigado". 

21h30 - Açores sem casos de infeção em lares de idosos. No ponto de situação diário sobre a Covid-19, em Angra do Heroísmo, Tiago Lopes afirmou que "neste momento não" existem casos positivos em estruturas residenciais, mas confirmou a realização de um teste num lar na ilha Terceira.

21h23 - Turquia retém avião com ventiladores para Espanha. O avião foi mandado parar em Ancara pelo Governo turco quando fazia uma escala, carregado de material adquirido por comunidades autónomas, como Navarra, "por preocupação [do Governo Turco] em abastecer o seu próprio sistema de saúde".

21h20 - Wolfsburgo dá o exemplo. Vários jogadores foram dar uma mão, às 7h da manhã, num supermercado local.

21h15 - Violência doméstica. A PSP recebeu em março 585 denúncias de violência doméstica, menos 15% do que no mês homólogo de 2019, mas admite que os números possam não ser um reflexo da realidade, pelo que vai reforçar a proteção às vítimas.

21h10 - Há sempre espaço para celebrar boas notícias. Profissionais de saúde de um hospital pediátrico, em Málaga, aplaudem momento em que bebé infetado com Covid-19 é extubado, por estar a recuperar.

21h05 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje estar preocupada com o aumento de casos de Covid-19 em África, assinalando que a doença provocada pelo novo coronavírus está "a ameaçar os frágeis sistemas de saúde do continente".

21h00 - Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA faz alerta aos fumadores, explicando como deixar de fumar pode fazer a diferença contra o novo coronavírus.

20h51 - Casa Branca vai testar quem quiser aproximar-se de Donald Trump,  com efeitos já a partir desta sexta-feira. A medida será também alargada a todas as pessoas que pretenderem entrar em contacto com o vice-presidente norte-americano, Mike Pence.  

20h46 - A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou hoje que vai doar seis milhões de dólares (5,6 milhões de euros) para ajudar a indústria do cinema durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

20h37 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, falou diante de um grupo de apoiantes que marcaram presença no Palácio da Alvorada, em Brasília, sobre a Covid-19. "É como a chuva. Vai molhar 70% de vós", atirou.

20h31 - O Fundo Monetário Internacional vai disponibilizar mil milhões de dólares para combater uma crise mundial "nunca antes vista" na história da instituição provocada pela pandemia de covid-19, anunciou hoje a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva

20h27 - O governo brasileiro ampliou hoje a lista de produtos importados necessários ao combate do novo coronavírus e que estão isentos temporariamente de impostos.

20h24 - O presidente turco, Recep Erdogan, responsabilizou a Europa e os Estados Unidos pela propagação do novo coronavírus no seu país, devido à "cobertura insuficiente do sistema de saúde" no Ocidente. Além disso, foi anunciado o confinamento obrigatório para os menores de 20 anos, reforçando drasticamente as medidas para conter a propagação do novo coronavírus.

20h16 - O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, Tiago Lopes, considerou hoje que é expectável que surjam novas cadeias de transmissão local do novo coronavírus no arquipélago, onde existem 66 casos confirmados da Covid-19.

20h02 - Os trabalhadores do setor privado em teletrabalho têm direito a receber o subsídio de refeição, segundo um esclarecimento prestado à UGT por dois organismos do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social divulgado hoje pela central sindical.

19h49 - O Presidente dos EUA, Donald Trump, e o homólogo francês, Emanuel Macron, mostraram hoje disponibilidade para organizar uma reunião entre os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU para aumentar a cooperação no combate à pandemia de Covid-19.

19h32 - A Polícia de Segurança Pública indicou hoje que 52 elementos estão infetados com covid-19 e cerca de 400 estão de quarentena, assegurando apoio psicológico a todos os polícias com 30 psicólogos.

19h26 - As empresas chinesas têm cancelado encomendas de equipamentos e consumíveis médicos feitos pelo Governo central e pelos governos regionais do Brasil sem dar explicações.

19h14 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para o aumento de casos de pessoas doentes com covid-19 mais novas que acabam nos cuidados intensivos ou por morrer, uma tendência para a qual ainda não há explicação.

19h10 - Depois de 20 dias a trabalho intenso como bombeiro, o pai da pequena Luna resolveu fazer-lhe uma surpresa no dia de aniversário e, juntamente com os companheiros, apareceu-lhe à janela no camião dos bombeiros a cantar os parabéns no megafone. Ora veja e tente não se emocionar:

19h09 - A pandemia de Covid-19 já matou mais de 40 mil pessoas na Europa, mais de três quartos em Itália, na Espanha e na França, segundo um balanço da agência AFP, esta tarde, através de dados oficiais.

19h00 - França registou 588 mortos num dia, contabilizando um total de 6.507 óbitos desde o início da pandemia - 5.091 ocorreram em hospitais e 1.416 em lares de idosos. São ainda registados 27.432 doentes hospitalizados, com um acréscimo de 1.186 casos nas últimas 24 horas.

18h57 - Premier League emitiu, esta sexta-feira, um comunicado no qual confirma que a competição não será retomada no início de maio, como inicialmente previsto, e que apenas se voltará a jogar "quando for seguro e apropriado". 

18h49 - O presidente da Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT) disse hoje que 95% do setor hoteleiro fechou devido à pandemia da Covid-19 e avisa que mesmo com 'lay-off' haverá despedimentos em unidades que não suportem encerramentos prolongados.

18h35 - O navio-hospital Comfort, com capacidade para mil camas, atracou em Nova Iorque na passada segunda-feira, com o objetivo de ajudar a 'aliviar' o sistema de saúde ao aceitar pacientes não infetados com o novo coronavírus. No entanto, os resultados tardam em surgir, pois até à data, apenas foram aceites... 20 pacientes.

18h32 - Projeto PsiQuaren10 do ISPA – Instituto Universitário está a desenvolver um estudo sobre o impacto psicossocial da quarentena nos portugueses e verificou que em isolamento "38% dos inquiridos sentem mais conflitos familiares"

18h29 - Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, falou após uma audiência com o Presidente da República, no Palácio de Belém, onde deu conta que são precisas medidas específicas para o setor da medicina dentária. "Se não houver equipamento de proteção individual, nem vamos conseguir cumprir o compromisso de atender as urgências e os tratamentos que não possam ser adiados", asseverou.

18h22 - O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, relembrou hoje as populações que "a melhor maneira de se protegerem e aqueles que amam é recusar as férias e respeitar o confinamento".

18h15 - A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) vai doar 10 mil euros ao Instituto Ricardo Jorge e associar-se à divulgação das campanhas de solidariedade em curso, no âmbito do combate à pandemia de Covid-19.

18h04 - O PS elogiou hoje as medidas do Governo para minimizar o impacto da pandemia da covid-19 nos estabelecimentos prisionais e pediu que sejam denunciados abusos nas relações laborais, no comércio ou na gestão de instrumentos bancários.

17h59 - A Comissão Europeia admitiu hoje existir "controvérsia política" sobre a emissão de títulos de dívida europeus (os chamados 'coronabonds') e, apesar de garantir que "todas as opções" serão consideradas, manifestou preferência pelo crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

17h57 - Associação portuguesa vai lançar uma pulseira de monitorização digital para pessoas infetadas com a Covid-19, ou com suspeitas de infeção, que estão em casa, e que vai estar pronta em três meses, revelou hoje.  

17h47 - A autoestrada A4, nas portagens de Ermesinde, no sentido Porto/Penafiel, esteve hoje sob vigilância da GNR, com 32 militares numa operação Stop de sensibilização aos condutores para que fiquem em casa e lembrando as restrições para a Páscoa.

17h41 - A campanha Unidos por Portugal angariou quase 600 mil euros para a compra de equipamento hospitalar e de proteção individual para hospitais e IPSS, revelou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), promotora da iniciativa juntamente com mais 14 parceiros.

17h32 - As empresas devem preparar declarações para deslocações, adiantou o Ministro da Administração Interna. Eduardo Cabrita explicou esta sexta-feira como devem ser passadas as declarações que comprovam a movimentos por motivos de trabalho.

17h21 - A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) foi ouvida pelo Presidente da República, esta quinta-feira. À saída da reunião, António Saraiva aplaudiu as medidas decretadas pelo Governo para as empresas, mas refere que são precisas "em contrarrelógio""Não precisamos de dívida em cima de dívida, o que as empresas precisam é de liquidez" para evitar despedimentos, garantiu.

17h18 - Itália ultrapassou as 14 mil mortes e há já quase 120 mil casos de infeçao por Covid-19. Só nas últimas 24 horas, registaram-se 766 óbitos.

16h57 - Os trabalhadores da Administração central do Estado podem ser chamados, "independentemente do seu consentimento", a exercer funções na Administração local durante o estado de emergência, que foi prorrogado até 17 de abril.

16h43 - O ator Dwayne Johnson, conhecido como 'The Rock', derreteu os fãs com um vídeo onde ensina filha a lavar as mãos. É caso para dizer que se trata de um gigante com um coração igualmente... gigante.

16h34 - Este café, na Coreia do Sul, proporcionava aos clientes a oportunidade de tomar um café ou uma refeição ligeira na companhia de... animais, mas agora a pandemia deixou guaxinins, suricatas e gatos 'sozinhos' e aborrecidos. Veja as imagens.

16h31 - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu hoje "apoio massivo" aos sistemas de saúde e às economias dos países em desenvolvimento no contexto da luta contra a pandemia de Covid-19.

16h29 - Elena Pagliarini tornou-se num símbolo mundial para o combate dos profissionais de saúde contra a pandemia da Covid-19. Agora, a enfermeira da foto viral está curada, mas confessa que "tinha medo de não conseguir"

16h18 - governo regional da Catalunha quer avançar para o recrutamento de médicos chineses que lidaram de perto com a pandemia em Wuhan. A  região já conta com mais de 23.400 casos positivos de infeção por Covid-19 e 2.355 mortes.

16h07 - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita anunciou, esta tarde, em conferência de imprensa que foram feitas "108 detenções feitas pelas forças de segurança" durante o primeiro período do Estado de Emergência por crime de desobediência - violações de obrigação de confinamento, tentativas de violação da cerca sanitária de Ovar e violações de obrigação de encerramento de estabelecimentos comerciais.

Leia aqui os pontos relevantes da restante comunicação de Eduardo Cabrita.

16h02 - O Borussia Dortmund acolherá a partir de sábado, na zona norte do estádio, pessoas infetadas ou com suspeita de estarem infetadas com Covid-19, anunciou hoje o clube alemão de futebol.

15h56 - Com crianças em casa? É preciso estabelecer rotinas. Faça os seus próprios calendários. Espreite aqui as sugestões de atividades da DGS

15h49 - A Comissão Europeia anunciou hoje a suspensão temporária das tarifas alfandegárias e IVA sobre as importações de equipamento médico "para contribuir para o combate" à pandemia da Covid-19, abrangendo o Reino Unido.

15h41 - Os EUA enfrentam terceira acusação francesa de 'desvio' de máscaras. A presidente da região de Ile-de-France, a mais populosa do país, onde se insere a cidade de Paris, adianta que privados norte-americanos pagaram "três vezes mais" por um carregamento de equipamentos de proteção.

15h37 - O centro de rastreio à Covid-19 de Matosinhos, no distrito do Porto, entra hoje em funcionamento e tem capacidade para a realização de 100 testes por dia, anunciou hoje a câmara local.

15h32 - A Fnac anunciou hoje que solicitou o processo de 'lay-off' com efeitos a partir de 01 de abril, durante um período de mês, que pode ser renovado, no âmbito do impacto da pandemia do novo coronavírus.

15h19 - Este ano, a campanha de Páscoa da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária - 'Nesta Páscoa, o carro fica em casa'  -apela a que os condutores fiquem em casa, em linha com as recomendações das autoridades de saúde

15h13 - Os Países Baixos registaram mais de mil novos casos nas últimas 24 horas e o Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente revelou, ainda, mais 148 mortes. Este é, de resto, já o terceiro dia consecutivo no qual o país ultrapassa a barreira dos mil infetados.

15h06 - A diretora-geral da Saúde revelou hoje que muitos dos doentes que morreram de Covid-19 tinham várias doenças associadas, e que as mais comuns são do aparelho cardiocirculatório, doenças respiratórias, a diabetes e doença renal crónica.

15h03 - Ainda com febre e a partir de casa, Boris Johnson endereçou, esta sexta-feira, uma mensagem aos britânicos para resistirem à tentação de romper o confinamento decretado pelo governo durante o fim de semana. 

14h56 - Mais de 300 enfermeiros estão infetados com Covid-19 e 1.750 encontram-se em casa em vigilância ativa, depois de terem estado em contacto com doentes, anunciou hoje Ordem dos Enfermeiros (OE).

14h41 - Veja o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Há um total de 9.886 infetados em Portugal e 246 óbitos. Em baixo pode seguir todos os dados mais recentes.

14h36 - O número de infetados com Covid-19 no Centro de Apoio Social de Oeiras, do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, subiu para 11, dos quais seis são funcionários e cinco residentes, disse fonte da instituição à Lusa.

14h31 - Os novos utentes dos lares de idosos, admitidos durante este período, devem fazer um isolamento profilático de 14 dias, segundo um despacho governamental com procedimentos para estes equipamentos.

14h28 - De acordo com informações divulgadas por médicos do Hospital de Hong Kong, na China, quem sofreu de Covid-19, pode ficar com danos permanentes nos pulmões. Explicamos tudo aqui

14h25 - O Reino Unido registou mais 684 mortes entre pessoas infetadas devido à pandemia de Covid-19, fazendo subir o total para 3.605 no Reino Unido, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. 

14h21 - Os australianos estão a ficar (mais) criativos no dia-a-dia a lidar com a pandemia de Covid-19. Para levar o lixo à rua, há quem se vista de dinossauro, palhaço ou unicórnio. Veja o vídeo.

14h18 - A retirada de migrantes da zona de Calais (norte de França) para os colocar em centros de acolhimento onde podem ficar confinados durante a crise da Covid-19 começou hoje, constatou a agência francesa AFP.

14h11 - A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e a Escola de Medicina da Universidade do Minho lançaram uma tecnologia que, através de inteligência artificial, responde na rede social Facebook às dúvidas da população sobre a pandemia.

14h06 - Quase duas horas separam hoje os dois maiores concelhos de São Miguel, num percurso que normalmente demoraria cerca de 15 minutos, no primeiro dia da cerca sanitária que limita a circulação entre os seis municípios da ilha açoriana.

13h58 -  DGS vai repensar recomendação sobre o uso das máscaras? "Temos dito sempre que Portugal está alinhado com as recomendações da OMS, do Centro Europeu de Controlo de Doenças e a literatura médica e científica indicaram. E sempre dissemos que se houvesse evidências novas, nós faremos de acordo com as mesmas. Dito isto, o que nós sabemos inequivocamente, à data, é que não há uma única medida que seja completamente eficaz", disse Graça Freitas na conferência desta sexta-feira.

13h55 - Boa tarde. Iniciámos um novo registo. Para ler as atualizações desta manhã, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório