Meteorologia

  • 31 MAIO 2020
Tempo
27º
MIN 19º MÁX 29º

Edição

Catalunha quer recrutar médicos de Wuhan para combater a pandemia

Governo regional já pediu à ministra dos Negócios Estrangeiros de Espanha para encetar a "gestão diplomática" necessária.

Catalunha quer recrutar médicos de Wuhan para combater a pandemia

O governo regional da Catalunha (região que conta já com mais de 23.400 casos positivos de infeção por Covid-19 e 2.355 mortes) quer avançar para o recrutamento de médicos chineses que lidaram de perto com a pandemia em Wuhan.

A notícia é adiantada, esta sexta-feira, pelo jornal espanhol El País, que acrescenta que o Departamento da Saúde já fez chegar à ministra dos Negócios Estrangeiros de Espanha, Arancha González, um pedido formal no sentido de dar seguimento ao processo.

A Generalitat disponibiliza-se para pagar os gastos inerentes às viagens e à permanência destes profissionais de saúde no país, pedindo apenas que a responsável dê início à "gestão diplomática" necessária neste tipo de situações.

O governo regional pretende recrutar médicos e enfermeiros experientes em cuidados intensivos e que, "nos últimos meses, tenham tido experiência ou a ocasião de atuar no terreno na pandemia de coronavírus de Wuhan.

O pedido em causa é especificamente dirigido ao hospital Tongren, de Pequim, uma vez que os responsáveis dizem conhecer os profissionais de "projetos prévios partilhados", tendo este já se mostrado disponíveis para viajarem para o país e dar "apoio em tudo aquilo relativo à prática clínica e ao conhecimento científico do vírus".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório