Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Forças curdas acabam com motim em prisão com detidos do Estado Islâmico

As forças curdas da Síria acabaram hoje com um motim de presos acusados de pertencerem ao grupo extremista Estado Islâmico (EI), que começou no domingo numa prisão no nordeste do país, anunciaram aquelas forças em comunicado.

Forças curdas acabam com motim em prisão com detidos do Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

13:04 - 30/03/20 por Lusa

Mundo Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) confirmou o regresso à calma na prisão, precisando que os quatro detidos que tinha dado como fugitivos no domingo à noite foram encontrados no estabelecimento prisional.

O motim começou no domingo na prisão de Ghouiran, na cidade de Hassaké, onde estão detidos perto de 5.000 presos "de diferentes nacionalidades" e suspeitos de pertencerem ao EI, segundo o OSDH.

"A situação na prisão está completamente sob controlo", indicaram hoje num comunicado as Forças Democráticas Sírias (FDS), coligação que integra árabes, mas que é dominada por combatentes curdos.

O comunicado assegura que "terroristas do EI detidos" conseguiram derrubar as portas das suas celas e "assumiram o controlo do piso térreo da prisão".

Forças antiterroristas ligadas às FDS "intervieram e acabaram com o motim", adianta.

"Não se registou qualquer evasão de presos", assegura o comunicado, depois de na véspera um porta-voz das FDS e um responsável que não quis ser identificado terem referido fugitivos, sem indicar o seu número.

Um ano após ter proclamado, a 23 de março de 2019, o fim do "califado" do EI na Síria, as forças curdas detêm ainda cerca de 12.000 'jihadistas' em várias prisões do nordeste sírio, segundo as suas estatísticas.

Entre eles encontram-se sírios e iraquianos, mas também entre 2.500 e 3.000 outros estrangeiros de cinco dezenas de países.

Os curdos exigiram o regresso dos combatentes do EI aos seus países de origem, mas os ocidentais têm resistido ao repatriamento dos seus nacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório