Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19: Albânia envia equipa de 30 médicos e enfermeiros para Itália

A Albânia enviou 30 médicos e enfermeiros para Itália para ajudar no combate à pandemia da covid-19 naquele país, que já superou os 10.000 mortos devido à doença.

Covid-19: Albânia envia equipa de 30 médicos e enfermeiros para Itália
Notícias ao Minuto

15:44 - 29/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"É verdade que todos estão fechados dentro das suas fronteiras e os países muito ricos viraram as costas aos outros. Mas porque não somos ricos e porque temos memória, não podemos deixar de mostrar à Itália que os albaneses nunca abandonam os seus amigos em dificuldade", declarou o primeiro-ministro albanês, Edi Rama, numa mensagem.

O Presidente do Governo italiano, Giuseppe Conte, publicou a mensagem do socialista Rama nas redes sociais acrescentando a palavra: "Obrigado".

"Pode parecer estranho para alguns na Albânia que 30 médicos e enfermeiros de nosso pequeno exército vestidos de branco estejam a sair hoje para a primeira linha da frente na Itália", acrescentou Rama.

"Entretanto, eu sei que ali [Itália] também é como se fosse o nosso lar, já que os irmãos e irmãs italianos salvaram-nos, adotaram-nos e acolheram-nos nos seus lares quando na Albânia se sentia uma dor imensa", disse o político albanês.

"Esta é uma guerra que não pode ser vencida sozinha. E essa guerra também é nossa. A Itália precisa vencê-la, também por nós e pelo mundo inteiro", afirmou.

Durante a década de 1990, dezenas de milhares de albaneses chegaram à Itália em grandes navios após a queda da ditadura do país e atualmente a população albanesa no país é mais de 400.000 pessoas.

A pequena ajuda albanesa junta-se à enviada pela China, Rússia, Estados Unidos e também uma equipa médica de 52 pessoas que chegou de Cuba.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 667 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 31.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 134.700 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório