Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Irlanda: Partidos do centro em conversações para eventual coligação

Os dois grandes partidos da Irlanda, o Fine Gael e o Fianna Fail, anunciaram hoje que vão reunir-se na próxima semana para contactos exploratórios sobre uma eventual coligação de governo, na sequência das legislativas de 8 de fevereiro.

Irlanda: Partidos do centro em conversações para eventual coligação
Notícias ao Minuto

12:36 - 21/02/20 por Lusa

Mundo Eleições na Irlanda

O vencedor das eleições foi o Sinn Fein (esquerda), antigo braço político do Exército Republicano Irlandês (IRA), que elegeu 37 deputados, enquanto o Fianna Fail (centro-direita) elegeu 38 e o Fine Gael (democrata-cristão) 35.

O líder do Fianna Fail, Michael Martin, recusou a possibilidade de governar com o Sinn Fein, que quer governar, mas não consegue a maioria de 80 deputados sem se aliar a um dos dois partidos tradicionais.

Rivais históricos, o Fianna Fail e o Fine Gael alternam-se no poder desde os anos 1930, mas nunca governaram coligados, tendo-se apenas apoiado mutuamente quando, na última legislatura, o Fine Gael tinha um governo minoritário.

Michael Martin também vai iniciar conversações com os Verdes, que elegeram 12 deputados e podem assegurar a maioria a uma qualquer coligação entre dois dos três partidos mais votados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório