Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Crise no Mediterrâneo: Cidades alemãs querem receber mais refugiados

A coligação Cities of Safe Harbours está a pedir ao governo de Merkel uma permissão especial para receber já refugiados resgatados no Mediterrâneo.

Crise no Mediterrâneo: Cidades alemãs querem receber mais refugiados
Notícias ao Minuto

11:19 - 14/01/20 por Fábio Nunes

Mundo Refugiados

Numa altura em que a legislação sobre refugiados e relativamente aos pedidos de asilo está num impasse na União Europeia, uma coligação composta por 120 municípios alemães está a pedir ao governo de Angela Merkel uma autorização especial para começar a acolher refugiado resgatados no Mediterrâneo, adianta o DW.

Os autarcas de cidades como Potsdam e Düsseldorf, que fazem parte da coligação Cities of Safe Harbours, falaram esta segunda-feira numa conferência de imprensa e frisaram que faz parte do seu dever humanitário contornar o impasse na política europeia migratória.

“Estamos preparados para receber mais pessoas se nos derem autorização. Atualmente, vivemos uma política de esperar para ver, mas isso é o oposto de agir”, afirmou o presidente da Câmara de Potsdam Mike Schubert.

Desde que em 2015 a chanceler Merkel decidiu abrir as fronteiras a um milhão de deslocados de países, o governo alemão passou a enveredar por um equilíbrio entre a “promoção da integração e o controlo da imigração”, segundo o Expert Council of German Foundations on Integration and Migration (SVR).

A Alemanha aprovou legislação para dar prioridade à integração de requerentes de asilo sírios e de outros países, mas o governo de Merkel também acelerou processos de deportação e reforçou a presença policial nas fronteiras do país para reduzir a entrada ilegal de migrantes.

A crise no Mediterrâneo persiste e milhares de pessoas continuam a realizar a perigosa travessia de África ou do Médio Oriente para a Europa. A coligação Cities of Safe Harbours considera que está na altura de “lidar diretamente” com esta “situação urgente”. “Os municípios devem ter mais voto na matéria”, salienta Miriam Koch, diretora do departamento de migração e integração de Düsseldorf, acrescentado que a cidade tem capacidade para acolher mais cinco mil refugiados.

Numa reação à conferência de imprensa desta coligação, um porta-voz do Ministério do Interior alemão mostrou abertura para falar sobre a iniciativa proposta. No entanto, a Cities of Safe Harbours disse que já tinha abordado o Ministério do Interior relativamente ao pedido de autorização especial para receber mais refugiados e que até agora não obteve qualquer resposta.

“Qual é a alternativa a salvar as pessoas do mar? Deixá-las afogarem-se?”, questionou o autarca de Potsdam, Schubert.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório