Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Estátua a troçar de Trump foi incendiada no país onde Melania nasceu

A Eslovénia é o país de nascimento da primeira-dama, Melania Trump.

Notícias ao Minuto

13:47 - 09/01/20 por Sara Gouveia

Mundo Eslovénia

Uma estátua de madeira a troçar do presidente norte-americano Donald Trump foi incendiada e destruída, durante a madrugada desta quinta-feira, na Eslovénia, o país de nascimento da sua mulher e primeira-dama, Melania.

A estátua, com quase oito metros de altura, foi construída o ano passado e estava de momento na vila de Moravče, mostrava Trump com o seu penteado de imagem de marca, fato azul, camisa branca e uma longa gravata vermelha.

O seu braço direito estava elevado como a mão fechada como a Estátua da Liberdade. Quando ativado, um mecanismo no interior da peça ativava uma boca pintada de vermelho com dentes de tubarão.

Quando a estátua foi revelada em agosto do ano passado o criador, Tomaz Schlegl, disse que era uma forma de mostrar que "como todos os populistas, a estátua tem duas caras". "Uma é humana e simpática, a outra é como um vampiro", acrescentou. 

Apesar de a construção se ter tornado rapidamente uma atração turística, alguns habitantes locais não estavam satisfeitos com a sua aparência e diziam que a iriam queimar até ao Halloween. Por isso foi removida para outro local.

Milan Balazic, o autarca de Moravče, disse que o ato de queimar a estátua "é um símbolo de intolerância para com os projetos artísticos da sociedade", refere a Associated Press.

A polícia eslovena está em busca dos responsáveis.

Este não é o único membro da família Trump a ser esculpida em madeira no país. Melania Trump também tem uma estátua sua, no entanto, essa peça pretendia servir de homenagem à primeira-dama dos Estados Unidos, mas os residentes locais consideram-na uma "desgraça".

A primeira-dama, nascida Melanija Knavs, mudou o nome para Melania Knauss quando começou a ser modelo. Mudou-se para Nova Iorque em 1996 e conheceu Trump dois anos depois. Mas na Eslóvenia os sentimentos sobre Melania são mistos, pois havia uma espetativas elevada de que iria promover o país ao tornar-se primeira-dama, mas desde que Trump foi eleito raramente mencionou a Eslovénia nas suas aparições públicas ou sequer fez algum tipo de visita.

Veja o vídeo da estátua em chamas na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório