Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Primeiro-ministro irlandês felicita Johnson por "resultado decisivo"

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, felicitou hoje Boris Johnson pelo "resultado decisivo" que obteve nas eleições britânicas, considerando que "o próximo passo" é concretizar o 'Brexit' salvaguardando que não haverá fronteira rígida na ilha da Irlanda.

Primeiro-ministro irlandês felicita Johnson por "resultado decisivo"
Notícias ao Minuto

10:23 - 13/12/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Quero congratular o primeiro-ministro Boris Johnson. Foi uma clara vitória para o seu partido e penso que é positivo que tenhamos tido um resultado decisivo no Reino Unido nestas eleições", declarou Leo Varadkar, à entrada para o segundo dia da cimeira de líderes europeus, em Bruxelas.

De acordo com Leo Varadkar, "o próximo passo é garantir que o acordo de saída [do Reino Unido da União Europeia] não inclui uma fronteira rígida entre o norte e o sul [Irlanda]", devendo antes garantir "uma zona de viagem e também proteção para os direitos dos cidadãos irlandeses e britânicos".

"Estou muito interessado em trabalhar com o primeiro-ministro Johnson para colocar o parlamento em pleno funcionamento na Irlanda do Norte", referiu o responsável, vincando que "isso é absolutamente crucial agora".

Leo Varadkar adiantou que, nesta "próxima fase do 'Brexit'" deverá também ser negociada a "relação futura da União Europeia com o Reino Unido", que a seu ver deve assentar "num acordo comercial otimizado".

"Um comércio isento de tarifas entre o Reino Unido e a União Europeia e [que seja definido por] um conjunto de requisitos mínimos", precisou.

O Partido Conservador garantiu uma maioria absoluta nas eleições legislativas britânicas realizadas quinta-feira, apesar de a contagem dos votos continuar em curso.

Para obter uma maioria absoluta, um partido precisa de vencer em 326 das 650 circunscrições eleitorais, e, apuradas 613 circunscrições, o partido conquistou 337.

Liderado pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, o partido Conservador conquistou até agora mais 43 assentos na Câmara dos Comuns do que nas eleições de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório