Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Jinping apoia pretensão de Atenas de recuperar de frisos do Pártenon

O Presidente chinês, Xi Jinping, declarou hoje o seu apoio à pretensão da Grécia de exigir o repatriamento dos frisos do Pártenon expostos atualmente no Museu Britânico em Londres.

Jinping apoia pretensão de Atenas de recuperar de frisos do Pártenon
Notícias ao Minuto

17:00 - 12/11/19 por Lusa

Mundo China

"Não só concordo com a devolução dos frisos do Partenon, como garanto o nosso apoio, porque também temos muitas obras culturais chinesas fora do país que estamos a tentar recuperar", afirmou o Presidente da China, em visita ao Museu da Acrópole, em Atenas.

As esculturas de mármore do Partenon foram apreendidas no início do século XIX pelo embaixador britânico para o então Império Otomano, Lord Elgin, ficando popularmente conhecidas como Mármores de Elgin.

Os britânicos afirmam que os governantes otomanos na Grécia lhe haviam concedido permissão para levar os frisos do Partenon para Londres, tendo sempre recusado devolvê-los, ainda que Atenas tivesse construído um museu ultramoderno em 2009 para acolher as esculturas.

Por seu lado, Atenas refere que a permissão para retirar os frisos em questão foi concedida pelo ocupante e não pela Grécia, sendo, portanto, inválida.

Os gregos, que reclamam há 30 anos o repatriamento das esculturas do antigo templo, beneficiaram de uma mediação proposta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para ajudar os dois países a resolver a sua disputa pela restituição dos frisos, mas nunca resultou.

Uma ação judicial contra a Grã-Bretanha foi estudada por governos gregos anteriores, tendo o caso sido confiado à advogada Amal Alamuddin Clooney.

No entanto, o anterior governo de Alexis Tsipras privilegiou o "caminho diplomático".

O novo primeiro-ministro da Grécia, Kyriákos Mitsotákis, eleito em julho, fez um pedido oficial de empréstimo desses frisos para a comemoração do bicentenário da independência grega em 2021.

O mesmo pedido foi feito a Paris por um fragmento do friso que representa a batalha mítica entre centauros e homens, preservado no Museu Nacional do Louvre, situado na capital francesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório