Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cientistas nos EUA criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares.

Cientistas nos EUA criam vasos sanguíneos artificiais funcionais
Notícias ao Minuto

16:24 - 22/10/19 por Lusa

Mundo Saúde

O resultado das experiências é relatado num estudo publicado no boletim Applied Physics Reviews e mostra que "o vaso sanguíneo artifical é uma ferramenta essencial para salvar doentes com problemas cardiovasculares", afirmou o principal autor Ge Gao.

A matéria prima para fabricar este tipo de vasos é biotinta obtida a partir de células da artéria aorta e de uma veia umbilical, que através de uma técnica modificada de impressão 3D foi transformada em aortas abdominais colocadas em seis ratos de laboratório.

"Há produtos usados clinicamente feitos a partir de polímeros, mas não têm células vivas nem funções vasculares", assinalou Gao, notando que usando materiais orgânicos se consegue preservar a complexidade natural do vaso sanguíneo e acelerar a formação de tecidos vasculares funcionais, mais fortes e menos dados a tromboses.

Depois de fabricado, o vaso sanguíneo artificial é refinado em laboratório para afinar as suas características físicas e biológicas, espessura, alinhamento das células, resistência, flexibilidade e capacidade para se contrair, como um vaso sanguíneo natural.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório