Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Forças curdas garantem que estão prontas a respeitar cessar-fogo

As forças curdas na Síria estão prontas a respeitar uma iniciativa de cessar-fogo, que foi hoje anunciada por Washington e Ancara, disse o comandante de uma aliança de combatentes curdos e árabes que resistem à ofensiva turca.

Forças curdas garantem que estão prontas a respeitar cessar-fogo
Notícias ao Minuto

22:05 - 17/10/19 por Lusa

Mundo Síria

"Estamos prontos para respeitar o cessar-fogo", afirmou Mazloum Abdi, líder das Forças Democráticas da Síria (FDS), num telefonema para o canal de televisão curdo "Ronahi".

O vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, anunciou hoje em Ancara que a Turquia concordou suspender a sua ofensiva no nordeste da Síria, que terminará quando as forças curdas se retirarem da região.

O anúncio foi feito após as conversações que manteve, acompanhado pelo chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

No decurso de uma conferência de imprensa na capital turca, Pence precisou que a Turquia vai interromper a sua ofensiva no norte da Síria durante cinco dias e pôr termo à incursão militar após uma retirada das forças curdas dessa região e durante esse prazo.

A ofensiva turca "vai terminar completamente quando terminar essa retirada" durante o período de suspensão, declarou aos "media" após mais de quatro horas de conversações com Recep Tayyip Erdogan.

O objetivo da operação militar desencadeada em 09 de outubro consiste em criar uma "zona de segurança" de 32 quilómetros de profundidade e 480 quilómetros de comprimento ao longo da fronteira entre a Turquia e a Síria para manter as Unidades de Proteção Popular (YPG, as milícias curdas que Ancara considera "terroristas") à distância e repatriar parte dos 3,6 milhões de refugiados sírios que atualmente vivem no território turco.

A ofensiva turca surgiu após o anúncio do Presidente norte-americano, Donald Trump, de que as tropas dos Estados Unidos iam abandonar a zona em causa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, afirmou hoje que o acordo alcançado com os Estados Unidos inclui a retirada das milícias curdas de uma faixa de 32 quilómetros no norte da Síria.

Mevlüt Çavusoglu acrescentou que esta faixa será controlada pelas tropas turcas.

"Os Estados Unidos aceitaram a zona de segurança e há um acordo total de que as forças armadas turcas controlarão essa área", disse Çavusoglu em conferência de imprensa em Ancara, logo após o vice-Presidente norte-americano, Mike Pence, anunciar um acordo para a suspensão da ofensiva turca no nordeste da Síria. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório