Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

EUA e Turquia chegam a acordo para suspender ofensiva na Síria

Donald Trump escreveu que chegaram "boas notícias da Turquia". Pence confirmou a informação em conferência de imprensa.

EUA e Turquia chegam a acordo para suspender ofensiva na Síria
Notícias ao Minuto

18:42 - 17/10/19 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Síria

Os Estados Unidos e a Turquia chegaram a acordo para suspender a operação militar na Síria. O Presidente Donald Trump escreveu no Twitter que chegaram "boas notícias da Turquia" remetendo mais explicações para uma conferência de imprensa do vice-presidente Mike Pence. 

"Milhões de vidas vão ser salvas", garantiu ainda Trump.

No decurso da conferência na capital turca, Pence precisou que a Turquia vai interromper a sua ofensiva no norte da Síria durante cinco dias e pôr termo à incursão militar após uma retirada das forças curdas dessa região e durante esse prazo.

A ofensiva turca "vai terminar completamente quando terminar essa retirada" durante o período de suspensão, declarou aos media após mais de quatro horas de conversações com Recep Tayyip Erdogan.

O 'vice' dos Estados Unidos revelou também que os Estados Unidos não vão impor mais sanções à Turquia, como parte deste acordo.

De recordar que o presidente da Turquia recebeu esta quarta-feira, em Ancara, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e o secretário de Estado, Mike Pompeo, encontro que surgiu por iniciativa norte-americana para pressionar a suspensão da ofensiva turca na Síria.

A Turquia lançou na semana passada uma ofensiva no nordeste da Síria contra a milícia curda das Unidades de Proteção Popular (YPG), aliada dos ocidentais no combate aos jihadistas do grupo Estado Islâmico, mas considerada terrorista por Ancara.

A ofensiva turca surge após o anúncio do Presidente norte-americano, Donald Trump, de que as tropas dos Estados Unidos iam abandonar a zona em causa.

[Notícia atualizada às 19h19]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório