Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Debate televisivo de primárias Democratas será dominado por impeachment

O inquérito para destituição do Presidente Donald Trump deverá ser o tema central do debate televisivo que hoje à noite juntará 12 candidatos às eleições primárias do Partido Democrata.

Debate televisivo de primárias Democratas será dominado por impeachment
Notícias ao Minuto

06:53 - 15/10/19 por Lusa

Mundo Donald Trump

Duas semanas depois de a maioria Democrata na Câmara de Representantes ter anunciado o início de um inquérito para a destituição do Presidente - acusando-o de abuso de exercício de poder, ao ter pressionado um líder estrangeiro a investigar o seu rival político e ex-vice-Presidente Joe Biden -- o posicionamento dos vários candidatos marcará o terceiro debate televisivo para ajudar a escolher o adversário de Trump nas presidenciais de 2020.

O encontro, que decorrerá em Westerville, no Estado de Ohio, já é considerado o maior debate televisivo de eleições primárias da história norte-americana, ao juntar 12 candidatos num único palco.

Outro tema quente na campanha Democrata é a decisão da Casa Branca de retirar as tropas da Síria, deixando os aliados curdos à mercê de ataques turcos, que tem merecido a crítica generalizada nos dois partidos representados no Congresso, mas que pode criar clivagens entre os candidatos, sabendo-se de posições passadas sobre o conflito sírio de alguns deles.

Tulsi Gabbard, uma dos 12 candidatos elegíveis para o debate televisivo, já disse que estará presente, depois de ter ameaçado boicotar o evento, por considerar que as eleições primárias do Partido Democrata estão "inquinadas", favorecendo excessivamente os candidatos que mais facilmente angariam fundos de campanha.

O debate, que será moderado por jornalistas da estação televisiva CNN e do jornal The New York Times, servirá para permitir aferir o grau de entusiasmo entre os três melhor posicionados candidatos nas sondagens -- Joe Biden, Elizabeth Warren e Bernie Sanders -- bem como para permitir uma oportunidade de visibilidade para os que precisam de pelo menos 3% nas sondagens para poderem estar no próximo evento televisivo, em novembro.

Um ponto de interesse, hoje, será a declaração de Bernie Sanders sobre a sua continuidade na campanha, depois de ter sofrido um ataque de coração, que obrigou a uma intervenção cirúrgica, em 01 de outubro.

A situação de saúde de Sanders pode protegê-lo de ataques dos adversários internos, o que dificilmente acontecerá a Joe Biden, que tem sofrido pressões para esclarecer cabalmente os contornos do envolvimento do filho Hunter no caso ucraniano, que está na base do inquérito de destituição de Donald Trump.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório