Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

EUA responsabilizam Turquia pela libertação de reclusos do Daesh

O secretário da Defesa dos EUA, Mark Esper, denunciou na segunda-feira a "inaceitável" ofensiva turca na Síria, considerando que redundou na "libertação de numerosos detidos perigosos" do grupo que se designa por Estado Islâmico.

EUA responsabilizam Turquia pela libertação de reclusos do Daesh
Notícias ao Minuto

06:42 - 15/10/19 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

Em comunicado divulgado na segunda-feira, Esper adiantou que os EUA vão pedir à OTAN (Organização do Tratado Atlântico Norte) que tome "medidas" contra a Turquia, culpada de ter "minado" a missão internacional.

"Apesar da oposição e dos repetidos avisos dos EUA e da comunidade internacional, o Presidente turco (Recep Tayyip) Erdogan ordenou uma invasão unilateral do norte da Síria, que provocou numerosas vítimas, refugiados, destruição, insegurança e que ameaça cada vez mais as forças norte-americanas", denunciou o chefe do Pentágono, no seu texto.

"Esta incursão inaceitável também minou a missão internacional anti-EI", sigla do grupo que em árabe tem o acrónimo de Daesh, acrescentou.

Classificando a atitude turca como "irresponsável", Esper confirmou que o Pentágono iniciou uma retirada total do nordeste da Síria, por ordem de Donald Trump.

"A operação unilateral da Turquia é inútil e irrefletida", acrescentou. "O Presidente Erdogan é totalmente responsável das consequências, de eventuais crimes de guerra e uma crise humanitária crescente", acentuou o ministro da Defesa norte-americano.

Esper concluiu anunciando que vai participar na próxima semana em Bruxelas numa reunião ministerial da OTAN, na qual tenciona "pressionar os aliados a tomarem medidas diplomáticas e económicas, coletivas e individuais" em resposta à ofensiva turca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório