Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Transcrições: Trump pressionou líder ucraniano para investigar Biden

A chamada decorreu a 25 de julho deste ano e as suspeitas de que tivesse existido pressão política acabaram por desencadear o pedido de impeachment ao presidente norte-americano.

Transcrições: Trump pressionou líder ucraniano para investigar Biden
Notícias ao Minuto

15:36 - 25/09/19 por Sara Gouveia com Lusa

Mundo EUA

As transcrições libertadas na tarde desta quarta-feira pela Casa Branca mostram que Donald Trump pediu ao líder ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, para trabalhar em conjunto com o advogado Rudy Giuliani e com o procurador-geral, para investigar Joe Biden e o seu filho Hunter.

O filho de Biden trabalhava para uma empresa de gás ucraniana e segundo as transcrições reveladas pela Casa Branca na chamada, o líder norte-americano alega por várias vezes que Biden, o antigo vice-presidente e candidato democrata às presidenciais de 2020 interferiu com uma investigação ucraniana feita ao filho.

"Há muita conversa sobre o filho de Biden, sobre o Biden ter impedido a acusação", disse Trump a Zelenskiy, acrescentando: "várias pessoas querem saber sobre isso".

"Qualquer coisa que possa fazer com o procurador geral, seria ótimo. O Biden tem andado a gabar-se que conseguiu parar a investigação, por isso se conseguisse dar uma vista de olhos", disse Trump, de acordo com as transcrições. Ao que o presidente ucraniano responde do outro lado que o próximo procurador selecionado seria "100% da sua confiança" e que "iria investigar" o filho do ex-vice-presidente norte-americano.

"Gostaria que você nos fizesse um favor porque o nosso país passou por muita coisa e a Ucrânia sabe muito sobre isso", pediu o Presidente norte-americano ao homólogo ucraniano, numa outra parte da transcrição. Trump referia-se às suspeitas de que o então vice-presidente, Joe Biden, pressionou o Governo ucraniano para demitir o procurador-geral, que era acusado pelo Ocidente de ser muito moderado face a casos de corrupção.

No entanto, o líder norte-americano prometeu que uma "transcrição completa, completamente desclassificada e sem estar redigida" seria tornada pública. Mas os detalhes libertados pela Casa Branca são notas que responsáveis governamentais que ouviram a conversa retiraram.

A chamada de 30 minutos surgiu dias após Trump ter pedido a conselheiros para congelarem 400 milhões de dólares (363 milhões de euros) em ajuda militar com destino à Ucrânia. O que aumentou a especulação de que estaria a sonegar o dinheiro como forma de ganhar vantagem para obter informações sobre os Biden.

Já hoje o presidente da Ucrânia reagiu às acusações dizendo que a única pessoa que o consegue pressionar é o seu filho de 6 anos. "A mim ninguém me pressiona porque sou o presidente de um país independente. A única pessoa que pode pressionar-me é o meu filho, que tem 6 anos", afirmou Volodymyr Zelenskiy, num canal russo.

Na terça-feira, a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, anunciou a abertura de um processo que visa a destituição do Presidente por abuso de poder e violação da segurança nacional. 

O processo tem, contudo, poucas possibilidades de levar à destituição do Trump, já que o Partido Republicano - a que Trump pertence - tem maioria no Senado. Desde início que o presidente norte-americano fez questão de classificar o inquérito como uma "caça às bruxas" e disse que o processo terminará de forma "positiva" para ele.

As transcrições libertadas pela Casa Branca podem ser lidas aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório