Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

ONU receia ataques a ativistas durante "estado de sítio" na Guatemala

O gabinete na Guatemala do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos expressou hoje preocupação por possíveis ataques a ativistas durante o "estado de sítio" decretado em municípios do leste do país, para combater uma alegada proliferação do narcotráfico.

ONU receia ataques a ativistas durante "estado de sítio" na Guatemala
Notícias ao Minuto

20:48 - 08/09/19 por Lusa

Mundo Guatemala

Nas suas redes sociais, diversas entidades e organizações locais recordaram a "obrigação" do Estado em garantir a defesa dos direitos humanos e de "assegurar" a proteção dos cidadãos durante o "estado de sítio" e em "todo o momento".

"Preocupam possíveis ataques e represálias contra pessoas ativistas. Recebemos informações de mensagens estigmatizantes, discursos de ódio e difamação contra" várias organizações camponesas, acrescentou o gabinete da ONU.

Entre estas organizações, mencionou a CUC Guatemala (organização de camponeses e indígenas), a CCDA (entidade indígena e camponesa de luta reivindicativa), a Defensora Quechi, a Fundação Guillermo Toriello e o reverendo José Pilar.

No sábado, o congresso da Guatemala legitimou o "estado de sítio" que deverá vigorar durante 30 dias, declarado pelo Governo após uma emboscada de um suposto grupo de narcotraficantes a uma equipa da Marinha, que provocou três mortos e cinco feridos.

Durante o estado de sítio, todas as autoridades e entidades e estatais estão forçadas a prestar à autoridade militar o "auxílio e cooperação que lhes sejam requeridos, dentro da esfera da sua competência".

Esta situação permite à autoridade militar, segundo o artigo 19 da diretiva, "intervir ou dissolver sem necessidade de prevenção" qualquer grupo, ordenar, sem necessidade de mandado judicial, a detenção de qualquer pessoa, e reprimir, por meios "preventivos, defensivos ou ofensivos adequados", qualquer ação.

Nas regiões abrangidas pelo "estado de sítio", estão ainda limitados o direito de reunião, liberdade de movimentos e manifestação ou porte de armas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório