Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Caxemira: MNE do Paquistão visita China para consultas

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Paquistão visita hoje a China, como parte dos esforços para pressionar a Índia a reverter a sua decisão de revogar o estatuto especial da região da Caxemira.

Caxemira: MNE do Paquistão visita China para consultas
Notícias ao Minuto

10:19 - 09/08/19 por Lusa

Mundo Caxemira

Shah Mahmood Qureshi vai-se encontrar com os líderes chineses, em Pequim.

Antes de partir, Qureshi afirmou que vai avaliar a situação de Caxemira com o "amigo de confiança" de Islamabad, após Nova Deli ter revogado, na segunda-feira, o estatuto especial que conferia autonomia constitucional ao único estado indiano de maioria muçulmana.

A Caxemira indiana está sob um bloqueio de segurança sem precedentes, para evitar a agitação social, após o anúncio das decisões.

A região dos Himalaias é reivindicada na íntegra pelo Paquistão e pela Índia e dividida entre ambas as nações.

O Paquistão revelou que está a considerar uma proposta para abrir processo no Tribunal Internacional de Justiça contra a decisão da Índia.

Islamabad, que já travou três guerras contra a Índia, duas das quais por causa de Caxemira, considerou ilegal a decisão e, na quarta-feira, expulsou o embaixador indiano e pôs fim ao comércio bilateral.

Na quinta-feira, a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, esteve em contacto, via telefone, com os seus homólogos da Índia e do Paquistão, defendendo "uma solução política bilateral".

Caxemira é dividida entre a Índia e o Paquistão, duas potências nucleares que já travaram duas guerras pelo domínio daquele estado.

Os dois países disputam a região montanhosa na totalidade, desde a partição subcontinente, em 1947, no final da época colonial britânica.

Diferentes grupos separatistas combatem, há várias décadas, a presença de cerca de 500 mil soldados indianos na região, para exigir a independência do território ou a integração no Paquistão.

Dezenas de milhares de pessoas, na grande maioria civis, morreram no conflito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório