Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Boris Johnson vence terceira volta para liderança dos conservadores

Esta foi a terceira volta de votações para escolher o futuro líder do Partido Conservador, após afastamento de Theresa May.

Boris Johnson vence terceira volta para liderança dos conservadores
Notícias ao Minuto

18:28 - 19/06/19 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

Boris Johnson voltou a sair vencedor naquela que foi a terceira volta para escolher o sucessor de Theresa May na liderança do partido Conservador. Na corrida para a nomeação como primeiro-ministro britânico, mantém-se ainda Jeremy Hunt, ministro dos Negócios Estrangeiros, Michael Gove, atual ministro do Ambiente e Sajid Javid, atual ministro do Interior.

O favorito ao lugar passou na terceira volta com 143 votos dos 313 deputados conservadores, tendo já saído vencedor das duas voltas anteriores. Os restantes três candidatos conseguiram: Jeremy Hunt: 54 votos, Michael Gove: 51 votos e Sajid Javid: 38 votos.

Rory Stewart, atual ministro do Desenvolvimento Internacional, era o candidato que se previa ter menos hipóteses de passar à próxima volta devido ao apoio reduzido, o que veio a confirmar-se. Com apenas 27 votos, foi eliminado por ter sido o candidato com menos votos alcançados.

Boris Johnson venceu destacado as duas voltas anteriores e recebeu o apoio de quatro dos cinco candidatos até agora eliminados, nomeadamente Esther McVey, Andrea Leadsom, Matt Hancock e Dominic Raab.

Os quatro candidatos restantes serão submetidos a novas votações, esta quinta-feira, levadas a cabo pelos 313 deputados conservadores, até restarem apenas dois finalistas. Se um deles não desistir a favor do outro, o voto é alargado e o vencedor será escolhido pelos cerca de 160 mil militantes do partido, um processo que deverá acabar no final de julho. Theresa May mantém-se em funções até esse momento, mas deverá apresentar a demissão logo que o sucessor esteja definido.

[Notícia atualizada às 18h35] 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório