Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Boris Johnson confirma liderança dos conservadores na segunda volta

Em segundo lugar ficou Jeremy Hunt, com 15% dos votos. Já Dominic Raab foi eliminado da 'corrida'.

Boris Johnson confirma liderança dos conservadores na segunda volta
Notícias ao Minuto

18:14 - 18/06/19 por Filipa Matias Pereira com Lusa

Mundo Eleições

Boris Johnson garantiu, esta terça-feira, a vitória na segunda ronda nas eleições para a liderança dos conservadores. 

O político ampliou a sua liderança na 'corrida' para substituir Theresa May, tendo garantido 126 votos dos conservadores.

Dominic Raab foi eliminado por não ter conseguido reunir os 33 votos necessários para se manter na disputa para a liderança do Partido Conservador. O eurocético que defendia com maior convicção uma saída sem acordo da União Europeia Conseguiu apenas 30 votos. 

Em segundo lugar ficou Jeremy Hunt, com 46 votos (15%), seguindo-se Michael Gove com 41 (13%), Rory Stewart com 37 (12%), Sajid Javid com 33 votos (11%). 

À noite, os cinco candidatos estão convidados para um debate televisivo, onde terão de responder a perguntas de pessoas de todo o país, e no qual Boris Johnson se comprometeu a participar, depois de ter recusado estar presente num debate no domingo.

Na primeira volta, na semana passada, foram eliminados a antiga ministra do Trabalho Esther McVey, a antiga ministra dos assuntos parlamentares Andrea Leadsom e o deputado Mark Harper, enquanto que o ministro da Saúde, Matt Hancock, desistiu voluntariamente.

Na quarta e quinta-feira realizam-se mais uma série de votações com o objetivo de selecionar dois finalistas, os quais serão depois submetidos ao voto dos cerca de 160 mil militantes do partido.

Theresa May mantém-se em funções até à conclusão do processo, esperado para o final de julho, mas deverá apresentar a demissão logo que o sucessor esteja definido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório