Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Putin prepara nova edição do Linha Direta para conversar com cidadãos

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, preparou hoje a sua conversa anual com os cidadãos, conhecida como "Linha Direta", onde planeia responder a vários temas atuais relacionados principalmente com a política interna, anunciou uma fonte do Kremlin.

Putin prepara nova edição do Linha Direta para conversar com cidadãos
Notícias ao Minuto

17:18 - 19/06/19 por Lusa

Mundo russos

"Hoje o Presidente trabalhará até à noite para se preparar para a 'Linha Direta'", comunicou à imprensa o porta-voz russo, Dmitri Peskov.

Acrescentou que para além dos preparativos, Putin esteve em reuniões com altos cargos dos Ministérios e da Administração Presidencial.

Durante a sessão, serão colocadas ao líder russo várias questões relacionadas com diversos temas como salários, pensões, saúde, educação e ecologia, e segundo os organizadores, as televisões russas.

Nesta edição, já foram reunidas mais de um milhão de perguntas.

No âmbito internacional, os cidadãos interessam-se pelas relações com os Estados Unidos e com a Europa e perguntam também quais são as possíveis medidas para melhorá-las.

Como em ocasiões anteriores, a 'Linha Direta' com Putin, que cumpre este ano a sua 17.ª edição, começará as 12:00 de Moscovo (10:00 em Lisboa) e será transmitida em direto durante cerca de três horas pelas estações de televisão e rádio russas.

Trata-se do primeiro encontro com os cidadãos desde que a popularidades de Putin começou a diminuir de forma regular após a aprovação, no último verão, de uma alteração nas pensões e devido ao descontentamento popular sobre a situação económica.

Segundo o Centro de Estúdios de Opinião Pública, a aprovação da gestão de Putin situa-se, atualmente, nos 64,5%, enquanto em junho de 2018 estava nos 78%, antes de o Governo anunciar, com surpresa, a subida da idade da reforma no país.

Recentemente, o líder russo obteve uma das pontuações mais baixas na confiança dos cidadãos, que em maio se situava nos 31,7%.

A primeira "Linha Direta" realizou-se em 2001, um ano após a chegada de Putin ao Kremlin.

No ano passado, o líder respondeu a mais de 70 perguntas, recebidas sob a forma de chamadas, vídeos e mensagens de texto, durante 04 horas e 20 minutos.

Na edição de 2013, Putin respondeu a um total de 85 perguntas em 04 horas e 47 minutos, tendo sido esta a conversa mais longa na história do evento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório