Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

China condena decisão dos Estados Unidos de interditar China Mobile

A China condenou hoje a decisão do regulador norte-americano para as telecomunicações de proibir a firma chinesa China Mobile de operar nos Estados Unidos, por motivos de segurança.

China condena decisão dos Estados Unidos de interditar China Mobile
Notícias ao Minuto

12:00 - 10/05/19 por Lusa

Mundo MNE

"Pedimos aos EUA que respeitem os princípios da economia de mercado" e que "ponham fim à prática, equivocada, de usar sempre a segurança nacional" como pretexto, disse aos repórteres Geng Shuang, porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros.

A decisão norte-americana surge numa altura crucial das negociações entre Pequim e Washington para pôr fim a uma guerra comercial iniciada no verão passado.

A China Mobile, a operadora de telecomunicações com mais assinantes no mundo, entrou com um pedido, em 2011, nos Estados Unidos, para fornecer serviços de telecomunicações para determinados destinos estrangeiros.

As preocupações das autoridades norte-americanas devem-se ao facto de a empresa ser controlada pelo Governo chinês.

A medida era esperada depois de o chefe do órgão regulador das telecomunicações, Ajit Pai, ter convocado, em abril passado, os outros membros da comissão para bloquear a operadora, alegando que a sua presença "levantaria riscos substanciais e sérios para a segurança nacional".

A decisão sublinha a importância estratégica das telecomunicações e da tecnologia nas disputas entre as duas potências.

O regulador norte-americano disse que consultou "agências federais com experiência em segurança nacional" sobre este tópico e recebeu uma opinião negativa.

Os Estados Unidos proíbem já agências federais e seus contratados de adquirir os equipamentos e serviços da gigante chinesa das telecomunicações Huawei.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório