Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Processou escola porque o obrigavam a vacinar. Agora apanhou varicela

Jerome Kunkel está sem ir às aulas desde que o queriam obrigar a vacinar.

Processou escola porque o obrigavam a vacinar. Agora apanhou varicela
Notícias ao Minuto

18:58 - 09/05/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Kentucky

Jerome Kunkel é é um jovem de 18 anos natural do Kentucky que está a faltar às aulas desde o passado dia 15 de março.

Na altura, a escola que o rapaz frequenta viu-se a braços com um surto de varicela.

Doenças para as quais existem vacinas, como varicela e sarampo, têm contado com cada vez mais surtos nos Estados Unidos, o que já levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a alertar para os riscos de desinformação  nesta matéria.

Jerome alegou as suas crenças religiosas conservadoras como razão para não se vacinar. A escola, porém, a braços com um problema de saúde que afetava estudantes e ameaçava muitos mais, optou por manter a proibição sobre o jovem, que por sua vez avançou com um processo contra a escola.

Entretanto, à NBC, o advogado do jovem confirmou que Jerome contraiu varicela, estando agora a recuperar da doença. 

A varicela é contagiosa e propaga-se com facilidade entre população não vacinada. Crianças, mulheres grávidas e pessoas com sistemas imunitários baixos, como acontece com pacientes a combater cancros, estão entre as pessoas que correm maiores riscos perante esta doença. As autoridades de saúde locais criticaram o jovem por desvalorizar a doença e o impacto que pode ter nas vidas de outras pessoas.

Jerome, não vacinado, acabou mesmo por adoecer. Curiosamente, o facto de ter adoecido com varicela já resolve as preocupações da escola com o surto que se tinha registado: é que quando Jerome estiver recuperado a 100%, já poderá voltar às aulas.

Em março último, um político italiano que era contra a vacinação obrigatória também foi notícia, precisamente por, ao não se ter vacinado contra a varicela, ter acabado por contrair a doença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório