Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ataques no Sri Lanka terão sido perpetrados por grupo islâmico local

Os sete bombistas suicidas que realizaram o ataque coordenado a igrejas e hotéis no domingo de Páscoa no Sri Lanka, que provocou 290 mortos e 500 feridos, pertenciam ao grupo National Thowfeek Jamaath, informou o Governo cingalês. Pouco se sabe sobre este grupo, cujo nome se traduz como Organização Internacional de Monoteísmo.

Ataques no Sri Lanka terão sido perpetrados por grupo islâmico local
Notícias ao Minuto

11:20 - 22/04/19 por Andrea Pinto

Mundo Terrorismo

Segundo o governo local, os oito atentados a igrejas e a hotéis no Sri Lanka, este domingo, terão sido cometidos por um grupo islâmico local, que dá pelo nome de National Thowheed Jama’ath.

Todos os bombistas suicidas - sete de acordo com um perito forense -, eram cidadãos do Sri Lanka, mas as autoridades suspeitam que tinham ligações ao estrangeiro, disse o ministro da Saúde, Rajitha Senaratne, numa conferência de imprensa.

O porta-voz do governo fez sobressair que não crê "que os ataques tenham sido perpetrados por um grupo limitado de pessoas dentro do país".

"Houve uma rede internacional por trás, sem a qual estes ataques não teriam sido bem sucedidos", salientou, referindo que a complexidade dos ataques e o facto de terem ocorrido praticamente em simultâneo sustentam esta última teoria.

Em comunicado, o presidente do país, Maithripala Sirisena, fez saber que pedirá a colaboração internacional para seguir a pista da influência de terroristas externos ao país.

O governo cingalês admitiu, ainda, ter sido avisado por três vezes para a possibilidade de estes ataques ocorrerem na época da Páscoa, reconhecendo que falhou em conseguir impedir que os mesmos acontecessem.

Recorde-se que o balanço mais recente dá conta de pelo menos 290 mortos, incluindo um cidadão português, e 500 feridos. Foram já detidos 24 suspeitos de estarem relacionados com estes ataques.

Já esta segunda-feira, o governo do país declarou um novo recolher obrigatório na noite de hoje para terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório