Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Gorilas posam para selfie com guardas florestais

A foto foi tirada no Parque Nacional da Virunga, património mundial da UNESCO, situado na República Democrática do Congo.

Gorilas posam para selfie com guardas florestais
Notícias ao Minuto

21:32 - 20/04/19 por Filipa Matias Pereira

Mundo Virunga

Os guardas florestais do Parque Nacional da Virunga podem ter um trabalho árduo, nomeadamente no que concerne às atividades de conservação em condições difíceis. Porém, têm também oportunidades únicas, tais como tirar selfies (sim, leu bem) com gorilas.

Nesta quinta-feira, um guarda florestal recorreu à rede social Facebook para partilhar uma foto à qual acrescentou a legenda: "Mais um dia no escritório".

Na imagem, o guarda surge acompanhado por dois gorilas que propositadamente posam para a fotografia. Rapidamente a publicação se tornou viral.

Salienta o Independent que as 600 equipas anti-caça furtiva do Parque Nacional da Virunga, situado na região oriental da República Democrática do Congo, é treinada para proteger os animais, incluindo os gorilas das montanhas constantemente ameaçados no país.

Pode ler-se inclusivamente no site institucional do Parque que os guardas arriscam diariamente as suas vidas para "proteger a vida selvagem excecional". Aliás, o risco a que estão expostos estes profissionais é de tal ordem que as autoridades fecharam os portões do Parque de maio de 2018 a fevereiro de 2019, após a morte de um guarda florestal e do sequestro de dois turistas britânicos.

Apesar do tumultuo que o rodeia, o Virunga acolhe mais de metade da população mundial de gorilas das montanhas. Refira-se ainda que o Parque em questão foi considerado património mundial da UNESCO e é o mais antigo parque nacional em África, de acordo com a National Geographic.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório