Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

UE e petrolífera doam 326 mil euros para ajuda após ciclone em Moçambique

A União Europeia (UE) e a Anadarko, uma das petrolíferas instaladas em Moçambique, anunciaram hoje donativos de 326 mil euros para assistência humanitária às vítimas do ciclone Idai, no centro do país.

UE e petrolífera doam 326 mil euros para ajuda após ciclone em Moçambique
Notícias ao Minuto

23:57 - 16/03/19 por Lusa

Mundo Humanitária

A UE vai entregar 150.000 euros à Cruz Vermelha de Moçambique para "beneficiar diretamente 7.500 pessoas nas províncias da Zambézia, Sofala, Manica e Tete".

"No total, mais de 17 mil pessoas serão beneficiadas com serviços de higiene nos centros de abrigo", anunciou a UE em comunicado.

O financiamento servirá para dar abrigo temporário imediato para as famílias que perderam as suas casas devido ao ciclone, acesso à água potável e serviços de primeiros socorros para as comunidades afetadas, de forma a tratar ferimentos e evitar mortes.

Por seu lado, a petrolífera norte-americana Anadarko comprometeu-se hoje a doar duzentos mil dólares (176.000 euros) para apoio às vítimas das calamidades naturais na zona centro do país.

"Trabalharemos com a Cruz Vermelha nos próximos dias para melhor perceber as necessidades de emergência e como o nosso compromisso pode ser melhor canalizado para garantir a prestação de assistência de emergência", refere a empresa em comunicado.

O número de mortes causadas pela passagem do ciclone Idai no centro de Moçambique desde quinta-feira subiu para 48, de acordo com um balanço provisório atualizados hoje pelas autoridades moçambicanas.

As Nações Unidas estimam que haja agora 600.000 pessoas afetadas no centro e norte de Moçambique, seja por terem ficado sem casa, alimentos e outros bens, ou por perderem o acesso a campos para cultivar e a serviços básicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório