Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Canadá dá 'luz verde' a extradição de diretora financeira da Huawei

O Governo do Canadá deu hoje luz verde para o início do processo de extradição para os Estados Unidos da América da diretora financeira da gigante tecnológica chinesa Huawei, Meng Wanzhou, que foi detida em Vancouver.

Canadá dá 'luz verde' a extradição de diretora financeira da Huawei
Notícias ao Minuto

21:17 - 01/03/19 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Funcionários do Departamento de Justiça do Canadá emitiram hoje uma autorização para iniciar formalmente o processo de extradição no caso de Meng Wanzhou", anunciou o Ministério da Justiça canadiano em comunicado.

Meng, filha do fundador da Huawei, foi presa pelas autoridades do Canadá a pedido dos Estados Unidos no dia 01 de dezembro, quando fez escala em Vancouver a caminho do México, numa medida que causou uma crise diplomática entre Otava e Pequim.

Após a detenção da diretora da Huawei no Canadá, a China respondeu com a detenção de dois cidadãos canadianos: o diplomata Michael Kovrig e o empresário Michael Spavor, acusado de colocar em risco a segurança nacional do gigante asiático.

É esperado que Meng, que está atualmente em liberdade sob fiança e proibida de deixar a sua casa em Vancouver, no oeste do Canadá, compareça, no dia 06 de março, perante a Supremo Tribunal da província de British Columbia para iniciar o processo de extradição.

O Ministério da Justiça do Canadá explica que, "durante a audiência de extradição, o Ministério Público apresentará argumentos detalhados nas suas alegações, nas quais as provas serão apresentadas".

Em janeiro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou a Huawei, duas empresas filiadas e Meng Wanzhou de 13 acusações de fraude e conspiração para, alegadamente, ignorar as sanções impostas por Washington ao Irão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório