Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Alexandria a explicar corrupção é o vídeo político mais visto no Twitter

Alexandria Ocasio-Cortez conseguiu transformar um vídeo sobre financiamento ilegal de campanhas políticas num fenómeno viral.

Alexandria a explicar corrupção é o vídeo político mais visto no Twitter
Notícias ao Minuto

16:47 - 14/02/19 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Estados Unidos

No mar revoluto de conceitos intransponíveis como pode ser a política e a economia, muitas vezes a solução pode ser fazer um desenho. Foi o que fez a congressista Alexandria Ocasio-Cortez para desmontar o esquema potencialmente ilegal completamente legalizado que é o financiamento de campanhas eleitorais nos Estados Unidos.

Numa audição a um painel de especialistas, a congressista de 29 anos de idade expôs, na forma de um jogo de perguntas rápidas, as fragilidades de um sistema mal regulado, que os políticos podem explorar para benefício dos seus interesses pessoais e/ou corporativos.

Uma versão editada da audição – mais curta - foi partilhada pelo canal de notícias afeto à esquerda NowThis e conseguiu quase 38 milhões de visualizações, tornando-o no vídeo político mais visto no Twitter.

Quando se escreve ‘vídeo político’, tratar-se-á de um vídeo cujo foco é a política, uma vez que há quem recorde o vídeo humorístico de Donald Trump a esmurrar o logo da CNN, que alcançou 39 milhões de visualizações.

Segundo explica o Guardian, o vídeo é também o 38.º mais visto a nível global na mesma plataforma, tendo como referência esta quarta-feira.

“O vídeo teve um sucesso invulgar mas estamos a assistir a cada vez mais vídeos de audições e discursos no Congresso a chegar às dezenas de milhares de visualizações”, indicou ao jornal britânico Nico Pitney, editor de política do NowThis.

A mais jovem congressista da história dos Estados Unidos, Alexandria Ocasio-Cortez, eleita pelo 14.º distrito de Nova Iorque, tem granjeado de grande atenção mediática por causa da sua postura mais jovial e das suas ideias polémicas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório