Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

Polícia alemã publicou post para encontrar mulher que "encantou" agente

Polícia de Berlim utilizou redes sociais para encontrar uma mulher cujo sorriso agradou a um agente. Foi um daqueles casos em que o 'tiro saiu pela culatra'.

Polícia alemã publicou post para encontrar mulher que "encantou" agente
Notícias ao Minuto

17:46 - 28/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Polémica

Era suposto ser um gesto romântico, mas, numa altura em que o tratamento das mulheres está sob intenso escrutínio, acabou por resultar em algo menos positivo. A polícia de Berlim utilizou as redes sociais para tentar encontrar uma mulher que agradou a um dos agentes e as críticas não se fizeram esperar.

A história, em traços gerais, passou-se da seguinte forma: um agente da polícia foi abordado por uma mulher desconhecida no metro, que lhe pediu informações, agradeceu de forma simpática e foi-se embora. O agente, porém, ficou tão encantado “com o sorriso” da cidadã que confessou aos colegas. Estes, compadecidos, decidiram fazer algo por ele.

Na conta de Instagram da polícia de Berlim foi então publicada uma ‘story’ (publicação temporária) onde se podia ler o seguinte: "Por favor, contacte-nos. Você esteva na estação de metro Halleschen Tor ontem às 16h40 e pediu informações ao nosso colega? O seu sorriso encantou-o. Se foi você, por favor identifique-se. O nosso colega não consegue tirá-la da cabeça. Ele estava fardado. Você despediu-se com um sorriso. Agora, ele está à sua procura - nós estamos a ajudar”.

A publicação não foi nada bem recebida. “Ela pediu direções e foi educada. Deixem a pobre mulher em paz”, escreveu uma utilizadora. “Polícia de Berlim – sua amiga e ‘stalker’ [perseguidora]”, escreveu outro.

A críticas não se ficaram, no entanto, pelas meras respostas. Várias mulheres, de diferentes países da Europa, decidiram contar as suas histórias menos positivas com a polícia.

Uma jornalista de Viena, Anja Melzer, por exemplo, contou que tentou denunciar um homem que a perseguia e que o agente que a atendeu lhe disse que devia “arranjar um amigo na polícia”, enquanto lhe piscava o olho.

Uma outra mulher recordou o episódio em que acorreu à polícia depois de ter perdido os documentos numas férias em Itália e que lhe foi dito o seguinte: “Se não tem identificação, tem que ficar aqui comigo para sempre”. Uma outra mulher, de Munique, disse que um polícia que lhe passou uma multa usou a sua informação pessoal para lhe ligar “várias vezes por dia, durante semanas”.

Um porta-voz da polícia de Berlim respondeu à BBC, indicando que a autoridade “viu uma oportunidade de ajudar uma pequena história de amor com recurso à Instastory” e que “os agentes da polícia são pessoas, com sentimentos”.

“A publicação não tem fotografias e nomes, a mulher é livre de responder. Não há pressão, só a oferta, e algo muito bonito – uma oportunidade para um amor. É para isso que as redes sociais servem”, indicou. E não, a mulher, até à data, não tinha respondido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório