Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cavalo petrificado ainda com arnês descoberto em Pompeia

A descoberta foi feita num terreno perto da muralha de Pompeia e está a ser classificada pelos arqueólogos como tendo "importância rara".

Notícias ao Minuto

13:36 - 24/12/18 por Sara Gouveia

Mundo Descoberta

Os restos mortais petrificados de um cavalo ainda com o arnês posto foram encontrados num terreno nos arredores da muralha de Pompeia. A descoberta está a ser classificada pelos arqueólogos como tendo uma "importância rara".

O cavalo estava com a sela e pronto a partir, possivelmente para ir em auxílio dos habitantes de Pompeia a fugir da erupção do Monte Vesúvio no ano de 79, que deixou a cidade em cinzas.

Este animal foi encontrado com outros na Villa dei Misteri, uma propriedade que pertencia a um alto responsável militar romano, conta a BBC.

O Vesúvio enterrou Pompeia e outras cidades próximas debaixo de milhões de toneladas de detritos vulcânicos.

No mesmo local foi também possível encontrar pipas de vinho, fornos e frescos. Esta última descoberta surgiu durante uma escavação num estábulo do terreno, explicou Massimo Ossana, o diretor do parque arqueológico de Pompeia.

A propriedade foi originalmente encontrada no século XX, mas muito ficou enterrado novamente e foi também desde então alvo de saqueadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório