Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Síria: Nova operação turca contra milícias curdas "nos próximos dias"

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou hoje o lançamento "nos próximos dias" de uma operação militar contra milícias curdas, consideradas como "terroristas" por Ancara, mas apoiadas por Washington.

Síria: Nova operação turca contra milícias curdas "nos próximos dias"
Notícias ao Minuto

12:29 - 12/12/18 por Lusa

Mundo Erdogan

"A nossa operação para salvar o leste do Eufrates da organização terrorista separatista vai começar nos próximos dias", declarou o chefe de Estado da Turquia, referindo-se a zonas controladas pelas milícias curdas no norte da Síria.

Erdogan tinha declarado a 30 de outubro que a Turquia estava pronta para uma ofensiva como esta, que será a terceira operação do exército turco no norte da Síria.

O Presidente turco critica regularmente o apoio dado por Washington às Unidades de Proteção Popular (YPG), membro das Forças Democráticas Síria (FDS), uma coligação árabe-curda apoiada pelos Estados Unidos na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico.

Ancara considera as YPG uma extensão na Síria do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, proibido e que combate o Estado turco desde 1984).

"O nosso objetivo não são os soldados norte-americanos, mas os membros da organização terrorista ativa na região", sublinhou Erdogan. Efetivamente, militares norte-americanos encontram-se ao lado das FDS no leste do Eufrates.

As declarações do Presidente turco surgem um dia depois de Washington ter anunciado a instalação, apesar da oposição de Ancara, de postos de observação visando impedir qualquer altercação entre o exército turco e as YPG.

Um porta-voz do Pentágono declarou na terça-feira que os postos tinham sido instalados "na região fronteiriça do nordeste da Síria, para responder aos receios da Turquia a nível de segurança".

"É evidente que o objetivo dos radares e dos postos de observação instalados pelos Estados Unidos não é proteger o nosso país dos terroristas, mas proteger os terroristas da Turquia", assinalou Erdogan.

A Turquia teme que o surgimento de um "Estado curdo" na Síria junto à sua fronteira dê força às ambições separatistas no seu território.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório