Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Irão continua a respeitar compromissos relativos ao acordo nuclear

O Irão continua a respeitar os seus compromissos relativos ao acordo nuclear com as grandes potências assinado em 2015, afirma a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) num relatório trimestral divulgado hoje.

Irão continua a respeitar compromissos relativos ao acordo nuclear
Notícias ao Minuto

16:03 - 12/11/18 por Lusa

Mundo AIEA

A avaliação positiva é conhecida uma semana depois de ter entrado em vigor o segundo pacote de sanções norte-americanas ao Irão desde que a administração de Donald Trump se retirou unilateralmente do acordo em maio.

A AIEA atesta que, até ao início de novembro, a produção e armazenamento de urânio enriquecido e de água pesada pelo Irão e o acesso dos seus inspetores às instalações nucleares no país estão dentro do acordado.

As novas sanções dos Estados Unidos, que entraram em vigor no passado dia 05, penalizam a venda de petróleo iraniano, as transações com o Banco Central e o setor portuário do país, na tentativa de aumentar a pressão económica sobre Teerão.

O acordo sobre o nuclear iraniano foi concluído em julho de 2015 entre o Irão e os 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança -- Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia - mais a Alemanha).

Permitiu acabar com anos de isolamento do Irão ao levantar uma parte das sanções económicas internacionais, tendo Teerão aceitado em troca limitar drasticamente o seu programa nuclear para garantir que não iria obter a arma atómica.

Apesar da saída dos Estados Unidos, os restantes signatários do acordo comprometeram-se a tudo fazer para o preservar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório