Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Donald Trump diz que prefere manter procurador Rod Rosenstein

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse na quarta-feira que "prefere manter" o vice-procurador-geral, Rod Rosenstein, que, segundo a imprensa, lhe terá chamado incompetente e sugerido a sua destituição.

Donald Trump diz que prefere manter procurador Rod Rosenstein
Notícias ao Minuto

06:53 - 27/09/18 por Lusa

Mundo Presidente dos EUA

"Prefiro que se mantenha. Afirmou que não disse aquilo e que não acredita naquilo. Por isso, a minha preferência é mantê-lo e deixá-lo acabar", disse Donald Trump em conferência de imprensa, em Nova Iorque.

O Presidente norte-americano precisou que a reunião entre os dois, marcada para hoje, na Casa Branca, poderá ser adiada por causa das audições, no Senado, do candidato ao Supremo Tribunal, Brett Kavanaugh, e de uma mulher que o acusa de agressão sexual.

A saída do "número dois" do Departamento de Justiça (equivalente ao Ministério da Justiça) tem sido insistentemente referenciada desde a publicação de informações de que este responsável teria sugerido, em 2017, que Trump era inapto para ocupar funções presidenciais.

Segunda-feira, vários 'media' norte-americanos avançaram que Rosenstein teria renunciado verbalmente ao cargo após ter falado com o chefe de gabinete de Trump, John Kelly.

A decisão pretenderia antecipar um possível despedimento por parte do Presidente norte-americano, de acordo com as mesmas fontes.

Rod Rosenstein ocupa uma posição crucial dentro do Departamento de Justiça uma vez que é o responsável pela supervisão da investigação federal liderada pelo Procurador Especial Robert Mueller sobre a alegada interferência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016.

Trump tem criticado em diversas ocasiões a investigação liderada por Mueller, qualificando o inquérito como uma "caça às bruxas".

Na semana passada, o diário norte-americano The New York Times avançou que Rosenstein propôs, em 2017, gravar em segredo Donald Trump na Casa Branca, bem como teria sugerido, numa reunião interna, convencer membros da administração norte-americana a avançarem com um processo de destituição presidencial.

Rod Rosenstein, de 53 anos, negou categoricamente tal notícia, descrevendo então as informações publicadas como "imprecisas" e "incorretas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório