Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Dinamarquês condenado a perpétua por matar jornalista perde recurso

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado por torturar e matar a jornalista sueca Kim Wall no ano passado, perdeu hoje o recurso contra a sua sentença de prisão perpétua.

Dinamarquês condenado a perpétua por matar jornalista perde recurso
Notícias ao Minuto

14:37 - 26/09/18 por Lusa

Mundo Dinamarca

O homem, de 47 anos, ficou em silêncio enquanto o juiz Jan Uffe Rasmussen leu a decisão do Supremo Tribunal do Leste da Dinamarca.

O procurador argumentou que a sentença de prisão perpétua deveria ser mantida uma vez que o crime foi planeado e teve motivação sexual.

Na Dinamarca, uma sentença de prisão perpétua dura em média 16 anos, mas pode ser prolongada se necessário.

Madsen queria uma sentença com um limite de tempo, não uma sentença de prisão em aberto.

O inventor dinamarquês foi condenado, a 25 de abril, a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall no seu submarino privado em agosto de 2017, próximo de Copenhaga.

Peter Madsen, engenheiro autodidata, foi considerado culpado por um júri do tribunal de Copenhaga do assassínio com premeditação de Kim Wall, 30 anos, assim como de a ter mutilado sexualmente antes de ter desmembrado e decapitado o cadáver, que atirou ao mar.

Madsen disse que a jornalista morreu acidentalmente no submarino, mas confessou ter desmembrado o corpo e atirado ao mar.

Entre o desaparecimento de Kim Wall, a 10 de agosto de 2017, e o seu julgamento, Madsen deu três versões diferentes dos factos.

O processo da acusação recorreu a relatórios da autópsia, de uma inspeção técnica ao submarino e de uma análise ao conteúdo do computador de Madsen para reconstituir a cena do crime.

A autópsia revelou 14 lesões internas e externas na zona genital da vítima, infligidas quando ela ainda estava viva, que provam, segundo o procurador, o caráter sexual do crime.

As causas da morte não puderam ser determinadas com certeza absoluta, mas os pulmões de Kim Wall apresentavam sinais de uma "asfixia mecânica", por estrangulamento ou sufocação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório