Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Guerrilha ELN liberta seis reféns na Colômbia

A guerrilha do Exército da Libertação Nacional (ELN) libertou hoje seis reféns, que mantinha sequestrados há mais de um mês no oeste da Colômbia, quando se desconhece se serão retomadas as negociações com o governo colombiano.

Guerrilha ELN liberta seis reféns na Colômbia
Notícias ao Minuto

23:50 - 12/09/18 por Lusa

Mundo ELN

"Hoje, em Chocó, acompanhámos a comissão humanitária que facilitou a libertação de seis pessoas que estavam sob poder do ELN desde agosto. Alegra-nos saber que em breve poderão reencontrar-se com as suas famílias", anunciou o Comité Internacional da Cruz Vermelha, na sua conta na rede Twitter.

Também a Defensoria del Pueblo -- entidade análoga à Provedoria de Justiça -- escreveu, na mesma rede social, que uma comissão humanitária composta por elementos dessa entidade, o Episcopado da Colômbia, a Cruz Vermelha e membros da sociedade civil "acompanhou a libertação" das seis pessoas, sem adiantar mais detalhes.

Os reféns eram três polícias, dois civis e um soldado, que padece de uma doença tropical.

Os seis foram sequestrados no dia 03 de agosto, quando navegavam no rio Arquía, na região de Chocó.

A libertação destes reféns suscitou polémica, depois de a direção nacional do ELN se ter comprometido a fazê-lo, num comunicado divulgado na semana passada, mas o líder do grupo guerrilheiro que tinha as pessoas em seu poder, que se identifica como 'comandante Uriel', disse que não o faria por considerar que não havia "condições para fazer libertações unilaterais".

Mais tarde, o guerrilheiro recuou na sua posição e anunciou que libertaria unilateralmente as seis pessoas.

No passado dia 08, o Presidente colombiano, Iván Duque, suspendeu os diálogos com a guerrilha em Cuba, até que o ELN demonstre uma vontade real de paz e liberte todas as pessoas raptadas.

Segundo cálculos das autoridades, a guerrilha mantém sequestrada uma dezena de pessoas, após a libertação do grupo de hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório