Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Caloiros "humilhados" em França com pasta de ração de animais na cara

Novamente, a praxe académica volta a ser notícia e não pelas melhores razões.

Caloiros "humilhados" em França com pasta de ração de animais na cara
Notícias ao Minuto

19:30 - 07/09/18 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Universidades

Com o início do ano letivo regressam as praxes que são brincadeiras que os universitários mais velhos fazem com os caloiros (os que acabam de entrar para a faculdade).

Em Portugal esta também é uma prática comum. Recorde-se do caso dos seis jovens que morreram no Meco, em dezembro de 2013, durante uma praxe académica.

Desta vez a notícia chega-nos de França, mais precisamente de Toulouse. Um grupo de estudantes do primeiro ano de enfermagem queixa-se de ter sido alvo de brincadeiras que atentaram contra a sua dignidade.

De acordo com o sindicato francês CGT do Hospital de Toulouse, tudo aconteceu na última terça-feira durante uma festa organizada pelos veteranos da faculdade de enfermagem.

Os caloiros terão sido reunidos num anfiteatro onde as mãos lhes foram amarradas com fita adesiva. Depois, os veteranos misturaram ovos, vinagre, farinha, antisséticos e ração para animais que espalharam na cara dos caloiros. Estes foram ainda obrigados a cantar músicas de teor sexual.

Testemunhas contaram à rádio France Bleu que os caloiros que se recusaram a fazer parte da praxe foram impedidos de sair do anfiteatro onde a mesma decorria.

“Muitos estudantes garantem ter sido humilhados publicamente”, lê-se no comunicado do sindicato.

Face a esta situação, a reitoria da faculdade já garantiu que vai abrir uma investigação interna para apurar os factos agora denunciados. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório