Meteorologia

  • 22 SETEMBRO 2018
Tempo
25º
MIN 24º MÁX 25º

Edição

Ministro norueguês demite-se após violar regras em viagem ao Irão

O ministro das Pescas norueguês, Per Sandberg, foi obrigado a demitir-se por ter infringido as regras de segurança do governo ao não informar sobre uma viagem privada ao Irão e por ter levado o telemóvel profissional.

Ministro norueguês demite-se após violar regras em viagem ao Irão
Notícias ao Minuto

14:56 - 13/08/18 por Lusa

Mundo Per Sandberg

Sandberg, que também se demitiu da vice-presidência do Partido do Progresso (FrP) -- uma das três forças que formam a coligação no poder -- estava a ser pressionado desde que o caso foi conhecido no final de julho e a oposição já tinha pedido para ouvir a primeira-ministra, a conservadora Erna Solberg, sobre o caso.

"Per pediu para deixar o cargo e creio que é a decisão correta. Não mostrou o discernimento necessário a lidar com o tema da segurança", disse hoje Solberg numa conferência de imprensa.

Sandberg, 58 anos, admitiu ter-se deslocado em férias ao Irão sem antes ter informado os serviços da chefia do governo e levando o seu telemóvel de serviço.

Os serviços de segurança noruegueses apontam regularmente o Irão como um dos países mais ativos em matéria de espionagem, ao lado da Rússia e da China.

O ministro demissionário teria já violado os protocolos de segurança levando o seu telemóvel profissional para a China em maio.

Sandberg será substituído no governo por Harald Tom Nesvik, membro do mesmo partido, anunciaram os serviços da primeira-ministra.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório