Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Pelo menos 100 polícias e soldados mortos na batalha por Ghazni

Pelo menos 100 polícias e soldados foram mortos nos combates contra talibãs que desde sexta-feira tentam tomar a cidade de Ghazni, no leste do Afeganistão, anunciou hoje o ministro da Defesa, general Tariq Shah Bahrami.

Pelo menos 100 polícias e soldados mortos na batalha por Ghazni
Notícias ao Minuto

13:51 - 13/08/18 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Cerca de 100 membros das forças de segurança perderam a vida, assim como 20 a 30 civis", disse o ministro numa conferência de imprensa em Cabul.

Do lado rebelde, 194 combatentes, 12 dos quais comandantes, foram mortos, disse o ministro, precisando tratar-se de afegãos mas também paquistaneses, tchetchenos e árabes.

O ministro precisou que os números não são finais e podem aumentar, dado que prosseguia hoje a batalha por Ghazni, capital da província com o mesmo nome.

Os talibãs lançaram uma grande ofensiva contra Ghazni na sexta-feira e conseguiram tomar algumas zonas e destruir uma antena de telecomunicações, provocando a suspensão de todas as ligações móveis e fixas.

O ministro da Defesa disse que cerca de 1.000 militares foram enviados como reforço.

O balanço hoje avançado pelo ministro é o primeiro balanço oficial ao fim de quatro dias de combates.

Ghazni situa-se a cerca de 120 quilómetros da capital afegã, Cabul, e tem uma população de cerca de 270.000 habitantes.

A cidade é considerada estratégica e o seu controlo decisivo para assegurar a ligação rodoviária entre Cabul e as províncias do sul do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório