Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Chefe da diplomacia norte-coreana aguardado terça-feira em Teerão

O ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, Ri Yong Ho, é esperado na terça-feira em Teerão, no mesmo dia em que vão ser restabelecidas as sanções norte-americanas contra o Irão, revelou hoje a agência noticiosa iraniana Fars.

Chefe da diplomacia norte-coreana aguardado terça-feira em Teerão
Notícias ao Minuto

20:21 - 04/08/18 por Lusa

Mundo Encontro

Os Estados Unidos retiraram-se unilateralmente em maio do acordo nuclear de 2015 entre o Irão e as grandes potências sobre o nuclear iraniano, e vão voltar a impor sanções contra este país, com quem mantêm relações muito tensas desde a revolução islâmica de 1979.

Em paralelo, Washington tenta pressionar Pyongyang a abandonar o seu arsenal nuclear, na sequência do compromisso do seu líder Kim Jong-un durante a cimeira história de junho com o Presidente norte-americano Donald Trump.

Os responsáveis iranianos responderam com distanciamento às declarações de Trump, que na segunda-feira disse estar disposto a discussões sem condições prévias com o Irão, após assinalar que nunca permitirá que este país possua armamento nuclear.

O chefe da diplomacia norte-coreana deve encontrar-se com o seu homólogo iraniano Mohammad Javad Zarif, informou a Fars, próxima dos conservadores.

Segundo a agência oficial norte-coreana, Ri Yong Ho reuniu-se em abril com uma importante delegação iraniana no decurso da cimeira do Movimento dos não-alinhados que decorreu em Baku, a capital do Azerbaijão.

Uma delegação norte-coreana também assistiu à sessão de juramento do Presidente Hassan Rohani em agosto de 2017, após a sua reeleição.

Uma equipa de peritos das Nações Unidas exprimiu no passado a sua inquietação sobre uma colaboração entre os dois países, referiu o portal de notícia da internet NK News, especializado na Coreia do Norte.

Num relatório de 2017, este portal assinalava a presença de traficantes de armas norte-coreanos em Teerão e as semelhanças nos mísseis dos dois países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório