Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Vítimas de incêndio em aldeia grega encontradas abraçadas

Último balanço dá conta de 74 mortos. Devido ao número elevado de desaparecidos, autoridades admitem a existência de mais vítimas mortais. Equipas de resgate continuam à procura de sobreviventes.

Vítimas de incêndio em aldeia grega encontradas abraçadas
Notícias ao Minuto

17:13 - 24/07/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Grécia

Enquanto as equipas de resgate continuam à procura de sobreviventes e as autoridades já contabilizam pelo menos 74 mortos nos incêndios florestais que devastaram a Grécia, vão surgindo alguns detalhes sobre a noite trágica.

Só na aldeia costeira de Mati, situada a cerca de 30 quilómetros de Atenas, foram encontradas 26 pessoas sem vida. Segundo Vassilis Andriopoulos, da Cruz Vermelha grega, as vítimas foram encontradas em pequenos grupos, abraçadas, numa tentativa de se protegerem.

“Parece que muitas das vítimas se conheciam, porque foram encontradas em grupos de três e quatro pessoas. Podiam ser familiares ou amigos, que, abraçados, se tentavam proteger”, disse Andriopoulos à Sky News.

Numa última tentativa de se protegerem, disse ainda Andriopoulos, as vítimas tentaram fugir para o mar, onde muitas acabaram por morrer afogadas.

Nikos Economopoulos, porta-voz da Cruz Vermelha grega, disse que as 26 vítimas que morreram na praia “tentaram encontrar uma saída alternativa, mas não o conseguiram a tempo”. A aldeia de Mati ficou reduzida a cinzas.

O último balanço das autoridades gregas dá conta de 74 mortos e 187 feridos. Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, decretou três dias de luto nacional em memória das vítimas.

As equipas de emergência continuam a procurar sobreviventes e, na aldeia de Mati, estão a ir de porta a porta para verificarem se há mais vítimas. Devido ao número de desaparecidos, as autoridades temem que o número de vítimas possa aumentar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório