Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Menino emociona-se ao despedir-se de equipa médica de Chiang Rai

A equipa juvenil de futebol ‘Moon Pa’ (‘Javalis Selvagens’), e o seu treinador, tiveram alta hospitalar esta última quarta-feira.

Menino emociona-se ao despedir-se de equipa médica de Chiang Rai
Notícias ao Minuto

17:19 - 19/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tailândia

A despedida da equipa juvenil de futebol da equipa que os acompanhou no hospital de Chiang Rai foi particularmente emocionante. Cada um dos jovens teve oportunidade de se despedir de toda a equipa e fazer uma breve declaração, que ficou gravado em vídeo.

Os 12 rapazes tailandeses e o seu treinador receberam alta hospitalar esta quarta-feira, um dia antes do inicialmente previsto..

A rápida evolução das condições de saúde do grupo terá acelerado o processo, numa altura em que o regresso à normalidade se torna imperativo para uma equivalente recuperação psicológica. 

Uma das crianças não conseguiu conter a emoção na altura de dizer adeus, conforme se pode ver no vídeo divulgado pela ABC News. Em lágrimas, e depois de abraçado por uma médica, conseguiu dar o seu agradecimento: "Quero agradecer a todos por terem cuidado de nós".

Recorde-se que a complexa operação de resgate dos 12 rapazes e do seu treinador terminou com sucesso no passado dia 10 de julho, depois de estarem presos durante mais de duas semanas num complexo de cavernas de Tham Luang, situado na província de Chiang Rai, norte da Tailândia.

Nos primeiros nove dias, e até serem encontrados, estiveram sem água e sem comida. O treinador, Ekkapol Chantawong, de 25 anos, terá sido peça essencial na sobrevivência das crianças durante este período, ajudando-os a meditar e a cavar um buraco para se manterem quentes.

O grupo de 12 rapazes, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, e o treinador foram explorar o complexo subterrâneo montanhoso depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho. O local, que fica junto à fronteira com Myanmar (antiga Birmânia) e o Laos, foi inundado pelas chuvas e surpreendeu a equipa.

Estas inundações, resultantes das monções, bloquearam-lhes a saída e foram-nos empurrando para dentro do complexo, tendo parado a quase quatro quilómetros da entrada. A subida rápida do nível das águas no interior impediu que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório